VIDA URBANA
Navios da Marinha estão em Cabedelo
Embarcações da Marinha ficam atracadas até a próxima segunda-feira (7) e serão abertas para visitação do público.
Publicado em 04/05/2012 às 6:30
O Porto de Cabedelo, na Grande João Pessoa, recebe na tarde de hoje dois navios-varredores, o Araçatuba (M-18) e o Albardão (M-20), que compõem o Grupo Tarefa 227.1 da Marinha Brasileira. As embarcações, comandadas pelo capitão-de-fragata Marzone Affonso Rêgo Gavino, comandante da Força de Minagem e Varredura, estarão atracadas às 14h de hoje, e ficam em águas paraibanas até o dia 7 de maio.
Quem quiser conhecer de perto as embarcações, pode ir ao Porto de Cabedelo amanhã, pois será aberta a visitação ao público, das 14h às 17h.
Os navios deslocam aproximadamente 253 toneladas, possuem 47,2 metros de comprimento e são capazes de atingir velocidades de até 22 nós (aproximadamente 41km/h).
Construídos inteiramente de madeira e metal amagnético, os navios-varredores não atuam em minas (explosivos submarinos) de influência magnética. A principal atividade das embarcações é realizar a varredura de minas de contato e de influência, utilizando equipamentos capazes de detoná-las a uma distância segura do navio ou neutralizá-las.
Os navios-varredores são oriundos da Base Naval de Aratu, na Bahia, de onde partiram no último dia 30 de abril, com o intuito de realizar exercícios de contramedidas de minagem e imageamento do fundo do mar em áreas compreendidas entre o Litoral de Alagoas e Paraíba.
Comentários