VIDA URBANA
Noiva deve escolher vestido que valorize o corpo
O vestido também precisa demonstrar personalidade. Os cortes do tipo sereia e evasê estão em alta e favorecem quase todas as mulheres.
Publicado em 13/05/2012 às 8:00
Entre tantos afazeres para a realização da cerimônia de casamento, se preocupar com a escolha do vestido também gera uma expectativa a mais para a noiva, até porque será ela o centro das atenções nesse grande dia. Ao contrário do que se pensa, os vestidos de noiva também acompanham as tendências de moda, e para a temporada 2012/2013, os tecidos aparecem mais leves, com transparência e aplicações de renda, que devem prevalecer até o final do ano que vem. Além disso, o clássico 'tomara que caia', que é o 'queridinho' de muitas noivas, aparece reinventado com cortes simétricos. Esse é o tema desta semana da série sobre casamento.
Em meio a tantas novidades, é comum que as noivas fiquem indecisas na hora de escolher o vestido. Muitas vezes, para resolver esse dilema, as mulheres se inspiram em modelos que aparecem na telona do cinema ou os que fazem sucesso com as celebridades. A empresária Luciana Vilhena, proprietária da Glamour Noivas, trabalha há 16 anos com vendas e aluguel de vestidos e revela que na escolha do modelo é necessário que a noiva opte por um vestido que valorize o corpo e demonstre um pouco do estilo e personalidade. “A gente indica algo que evidencie a beleza dela ou esconda o que a noiva não quer que apareça. Também temos que considerar o local e o horário do evento”, completa.
Para as noivas que estão de olho nas tendências, é importante observar as variações de corte dos vestidos, principalmente com o decote. Na opinião de Luciana, o decote frente única é uma opção para a noiva que curte um estilo mais clássico, já que deixa a mulher elegante e alonga o busto. Ainda de acordo com Luciana, os cortes do tipo sereia e evasê também estão em alta e são modelos que favorecem quase todos os biotipos, deixando a silhueta em evidência. “Percebo que as coleções estão mais leves e os vestidos não aparecem tão armados. São cortes meio assimétricos, principalmente para as mais modernas. Aparecem os babados plissados, com menos volume nas saias”, disse.
Com relação ao material utilizado nos vestidos, os bordados aparecem mais delicados e, dependendo do porte da festa, as aplicações com brilho e pedraria devem ser usados mais discretamente. “Se a festa for de dia, não pode trazer muito brilho. Já à noite, a gente fica mais livre para tudo e o vestido pode trazer um bordado, uma renda, uma pluma”, acrescenta. O cuidado também se repete com o uso dos tecidos mais finos e transparentes. A transparência pode aparecer em parte da manga, no decote ou em sobreposições, como os boleros.
LOOK DO NOIVO
Embora a noiva seja o destaque da festa e da cerimônia, o noivo também deve ficar atento ao modelo do terno que estiver usando. Da mesma maneira que a mulher, o noivo deve considerar o horário e local do enlace e escolher o modelo que melhor se ajuste ao seu biotipo. “Se ele for um noivo alto, pode usar até uma casaca se o casamento for à noite. Já se ele for de estatura mediana ou baixa, esse tipo de roupa encurta a estatura da pessoa”, revela. Segundo a empresária, as cerimônias realizadas em período diurno pedem ternos em tons mais claros e do final da tarde para a noite, as peças aparecem mais escuras. (Especial para o JP)
Comentários