VIDA URBANA
Nomeação e posse de aprovados em concurso será em fevereiro
Com a posse dos 250 aprovados no concurso público, Guarda Municipal de João Pessoa passará a contar com mil membros.
Publicado em 23/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 01/06/2023 às 16:38
O prefeito Luciano Cartaxo anunciou que o dia 3 de fevereiro será a data de nomeação e posse dos 250 aprovados no concurso público para a Guarda Municipal de João Pessoa. Com o ato, a corporação passará a contar com cerca de mil membros, ganhando agentes formados por técnicos da Secretaria Nacional de Segurança, órgão vinculado ao Ministério da Justiça. O anúncio foi feito ontem, durante evento no Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal, Centro da capital.
“Este foi um compromisso firmado com todos os aprovados no concurso e também com a população de João Pessoa”, declarou Luciano Cartaxo. “Sempre disse que tinha o objetivo de valorizar a Guarda Municipal e proporcionar para esta cidade uma segurança cidadã. Com este ato estamos investindo em cidadania”, complementou o prefeito, que destacou todo o planejamento, compromisso e prioridade necessários para que a nomeação se tornasse realidade.
Para o secretário municipal da Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Geraldo Amorim, a garantia da segurança pública começa pela prevenção. “O Município é o ente federado com maior vocação para trabalhar a prevenção à violência. Seria muito cômodo deixar esta responsabilidade com o Estado, mas queremos fazer a nossa parte. A Guarda Municipal, a partir de agora, vai estar pronta para ir à rua e contribuir com a redução da criminalidade em nossa cidade”, garantiu.
FORMAÇÃO
No ano passado, o prefeito Luciano Cartaxo já havia iniciado o processo para convocação dos novos guardas municipais. Isso aconteceu com a autorização do início da terceira etapa do concurso: o Curso de Formação. Orientados por técnicos de todo o país e seguindo grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança, 334 alunos foram aprovados e considerados aptos para exercer a função.
Obedecendo ao número de vagas disponíveis e previstas no edital do concurso, os 250 aspirantes melhor classificados serão nomeados. Os demais ficarão na suplência, podendo ser convocados para substituir algum dos titulares ou para o suprimento de novas demandas. A lista oficial de convocados e a homologação final do resultado serão publicadas no Semanário Oficial do Município até o dia 3 de fevereiro.
EFETIVO REALIZA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA CIDADANIA
A Guarda Civil Municipal de João Pessoa atua em todas as unidades de saúde e demais estabelecimentos públicos da cidade, cuidando do patrimônio e resguardando a segurança das autoridades municipais, como prefeito e secretário, entre outros. Projetos pilotos implantados desde a integração do órgão à Semusb, criada no ano passado pela atual gestão, atribuem ainda aos guardas municipais as atividades de prevenção e promoção da cidadania.
Segundo o titular da Semusb, Geraldo Amorim, a Guarda Civil exerce a polícia administrativa do município e atua principalmente na saúde, onde mais da metade do efetivo está distribuído, em virtude da grande demanda. “Cerca de 245 deles atuam na saúde de João Pessoa, sendo em hospitais, Caps (Centro de Apoio Psicossocial), laboratórios e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família). A outra parte está distribuída nos demais estabelecimentos municipais, como o Paço Municipal, escolas, Prefeitura, entre outros”, afirmou.
Geraldo Amorim disse que nesses locais, os guardas municipais disciplinam o fluxo de pessoas evitando qualquer possível conflito ou até mesmo entrada restrita em determinados locais.
O secretário explicou que quando a Semusb absorveu a Guarda Municipal, foi com o pensamento inicial de cuidar do patrimônio e autoridades públicas do município, como o prefeito, secretários, diretores e demais colaboradores municipais, mas também para trabalhar na prevenção e promoção da cidadania. “No primeiro ano (2013), trabalhamos na capacitação dos guardas para esse novo perfil. Também no ano passado, formamos novos guardas municipais concursados e criamos projetos pilotos para serem colocados em prática quando esse novo efetivo for nomeado no próximo mês”, garantiu.
PROJETOS
De acordo com Geraldo Amorim, os projetos pilotos que devem ser desenvolvidos pela nova turma de guardas beneficiam várias áreas públicas, a exemplo das praças, que atualmente apenas duas recebem a atenção do órgão, mas o número passará para dez, no mínimo, incluindo as maiores praças da cidade.
“Inicialmente, faremos rondas escolares nas dez unidades da rede municipal com maior histórico de ocorrências, mas alcançando um resultado positivo – já que se trata de um projeto piloto, vamos expandir para todas as escolas da rede. Além disso, também termos ações voltadas para a orla marítima, sendo nas praias de Cabo Branco e Tambaú, onde teremos o efetivo distribuído em dez ciclistas e duas viaturas, cujos guardas deverão interagir com a sociedade”, detalhou. (Jaine Alves)
Comentários