icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Nota de alunos da PB é melhor do NE

Paraíba tem melhores médias do Nordeste no Programa Internacional de Estudantes; exame foi realizado em 2012.

Publicado em 04/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 13:17

A Paraíba apresentou as maiores médias do Nordeste nos testes aplicados em três disciplinas pelo Programa Internacional de Estudantes (Pisa). O exame ocorreu em 2012, mas os resultados só foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Na Paraíba, 646 alunos, na faixa de 15 anos, e matriculados em 28 escolas públicas e privadas, foram submetidos a provas de Leitura, Ciências e Matemática. A média geral do Estado foi de 406 pontos. Foram 411 em Leitura, outros 412 em Ciências e o restante de 395 em Matemática.

Foram as maiores notas nas três disciplinas, em relação às demais localidades nordestinas. Com isso, o desempenho dos estudantes da Paraíba foi apontado como o 9º melhor do país, superando até localidades do Sudeste, como o Rio de Janeiro, que ficou na 10ª posição. O resultado em 2012 fez a Paraíba subir quatro degraus no ranking nacional, saindo da 13ª colocação alcançada em 2009 para 9ª em 2012.

O Pisa é realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma entidade internacional que representa 34 países, que participaram do exame. Ao todo, 65 nações foram avaliadas.

Além dos integrantes do OCDE, ainda participaram estudantes da América Latina, da América Central e da China.

Para a secretária de Estado de Educação, Márcia Lucena, o desempenho da Paraíba se deve ao conjunto de programas que foram implantados pelo governo em sala de aula.

“O Pisa avalia os estudantes na faixa etária dos 15 anos, que estão justamente concluindo o ensino fundamental. Há muito tempo estamos fazendo um trabalho focado nesse alunado”, comentou. “Para isso, criamos os programas “Saberes da Infância, que trabalha com os anos iniciais do ensino médio e 'Revisitando Saberes', que atua com estudantes dos anos finais do ensino fundamental”, completou.

Segundo a gestora, as duas medidas melhoram o ensino em português e matemática. O objetivo é romper com um ciclo vicioso que existia no Estado, como explica Márcia. “Antes desses programas, os alunos concluíam o ensino fundamental sem interpretar textos, sem dominar operações básicas de matemática, com grandes dificuldades em escrita e leitura”, lamentou.

“Agora, com os programas, estamos capacitando professores para que eles intensifiquem a aprendizagem dos alunos, que estão participando de atividades de letramento, de linguagens e de matemática”, afirmou.

NACIONAL

Os números mostraram que houve avanços na qualidade da educação no Brasil. Em 2003, quando o Pisa foi aplicado pela primeira vez no país, a média nacional em Matemática ficou em 356. Já na avaliação feita em 2012, essa pontuação aumentou para 391. Ao todo, 18.589 alunos matriculados em 767 escolas foram avaliados na área de Matemática.

Também houve avanços em leitura, área em que o Brasil obteve 410 pontos e em Ciências, em que o País alcançou média de 405. Através da assessoria de imprensa, o ministro de Educação, Aluízio Mercadante atribui o desempenho a ações governamentais, como a realização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep); aumento de repasses para as redes estaduais, apoio à formação e à valorização do professor e o lançamento do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp