VIDA URBANA
Novas creches de Campina Grande terão microcomputadores
Ao todo, serão 15 unidades que atendem crianças de zero e cinco anos, a contar com um laboratório de informática.
Publicado em 29/08/2012 às 6:00
O processo de aprendizado na Educação Infantil está mudando junto com a expansão das novas tecnologias, dentre elas, os computadores. Por conta dessa nova realidade, as novas creches de Campina Grande possuirão laboratórios de informática, uma forma de estimular e socializar o conhecimento das crianças. Ao todo, 15 unidades que atenderão meninos e meninas, entre zero e cinco anos, já estão sendo construídas ou sendo planejadas, oferecendo um novo modelo de educação para a cidade.
O município já possui uma creche com laboratório de informática, que atende cerca de 170 crianças. A Creche Municipal Alcides Cartaxo, localizada no bairro do Cinza, foi construída atendendo a padrões nacionais e chegou a receber a visita do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010, quando foi inaugurada. No local, as crianças interagem com os computadores através de softwares específicos para sua idade.
Segundo a diretora da unidade de ensino, Neide Dias, os meninos e meninas se sentem a vontade com as máquinas e começam a desenvolver sua coordenação motora e atenção.
“Os professores passaram por um curso de Linux Educacional e, através de uma didática específica, conseguem envolver as crianças com o mundo da informática, que acabamos utilizando em tudo hoje em dia, desde o celular aos computadores”, contou.
Conforme o secretário Municipal de Educação, Walber Colaço, todas as creches que serão construídas na cidade receberão os laboratórios de informática. De acordo com ele, quatro novas unidades já estão sendo construídas, nos bairros do Catolé de Zé Ferreira, Ramadinha, Novo Cruzeiro e Catingueira. Outras 11 já passaram por licitação e começarão suas obras em breve. Três delas já estão previstas para iniciar a construção na próxima semana, nos bairros do Serrotão, Três Irmãs e no distrito de São José da Mata.
“A educação infantil passa por um novo processo de ensino.
Hoje, mais de 50% dos investimentos federais são para as universidades, mas a educação começa da base”, contou. A Secretaria Municipal de Educação está oferecendo esta semana o X Seminário de Educação Infantil, com diversas palestras, no intuito de proporcionar ao educador momentos de reflexão. O seminário acontece na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).
Comentários