VIDA URBANA
'Novembro Azul' é lançado em CG
Prefeitura de CG aderiu à campanha 'Novembro Azul', para alertar homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.
Publicado em 09/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:52
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros. Somente no ano passado, foram registrados 60 mil novos casos da doença em todo o país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Nos últimos 5 anos, Campina Grande diagnosticou 203 casos deste tipo de câncer no município. O diagnóstico e tratamento precoce é fundamental para salvar a vida dos homens.
Por isso, a Prefeitura de Campina Grande aderiu à campanha nacional 'Novembro Azul', para alertar o público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Uma programação especial será desenvolvida ao longo de todo o mês, com ações voltadas aos homens, com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indo aonde os homens estão para lhes orientar sobre a necessidade de cuidar da saúde.
A realização de testes rápidos de sangue (PSA) será estimulada pela campanha, já que o exame auxilia no diagnóstico da doença e detecta a necessidade de ampliar ou não a investigação do problema, com o exame de toque retal.
Segundo o prefeito Romero Rodrigues, que esteve presente na solenidade de lançamento da campanha, realizada ontem no auditório da Vila do Artesão, “esta ação é fundamental para salvar vidas. O homem, geralmente, é muito descuidado com a saúde e o que queremos e vamos fazer é mostrar a importância de se cuidar e evitar que vidas sejam perdidas simplesmente por descuido”.
A campanha vai desenvolver ações como palestras, atividades esportivas e de lazer, exames, entre outras. Segundo a secretária municipal de Saúde Lúcia Derks, o “Novembro Azul” campinense terá um diferencial das campanhas que estão sendo realizadas em várias partes do país. “Queremos criar a cultura do cuidado com a saúde nos homens de Campina desde a juventude, fazendo com que eles procurem os serviços como forma de ter uma vida mais saudável”, explicou.
Comentários