VIDA URBANA
Novo bispo chega hoje a Campina Grande
Bispo será recebido com carreata e celebrações; Dom Manoel Delson estava em Caicó, no Rio Grande do Norte.
Publicado em 29/09/2012 às 6:00
Campina Grande se prepara hoje para receber o sétimo bispo diocesano da cidade, dom Manoel Delson, que chegará às 15h pela Alça Sudoeste e, a partir da avenida Floriano Peixoto, seguirá com uma carreta até a Praça da Bandeira. A programação culminará com a missa da posse, às 18h, na Catedral Nossa Senhora da Conceição. Segundo o administrador da Diocese, padre Márcio Henrique, o novo bispo é conhecido pela simplicidade e capacidade de comunicação positiva, com a facilidade de sensibilizar os fiéis.
Dom Manoel Delson estava em Caicó (Rio Grande do Norte), onde atuou por seis anos na mesma função. Conforme padre Márcio Henrique, as celebrações serão iniciadas na avenida Floriano Peixoto, com a acolhida do bispo, que será saudado com fogos, logo após o Hospital de Trauma. De lá, um cortejo será iniciado através de uma carreata que seguirá até a Praça da Bandeira, no centro da cidade.
“No local, várias autoridades civis, militares e eclesiásticas receberão o bispo, que proferirá suas primeiras palavras como autoridade máxima da diocese”, informou o padre. Os religiosos seguirão então para o Colégio das Damas, onde colocarão os paramentos ou vestes litúrgicas e participarão de uma entrevista coletiva com a imprensa. De lá, o cortejo, com a participação massiva da população, seguirá em passeata até a Catedral Nossa Senhora da Conceição, onde, às 18h, será iniciada a missa de posse.
“O bispo receberá o crucifixo e o beijará. Ele irá aspergir-se e entrará aspergindo também os fiéis dentro da Catedral. Fará uma pausa na capela do Santíssimo Sacramento, onde realizará uma oração silenciosa e em frente à imagem de Nossa Senhora da Conceição fará uma oração de veneração. Posteriormente será nomeado pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Aldo Pagotto, que iniciará a missa”, explicou. Conforme padre Márcio, um dos momentos mais importantes da missa será a entrega do báculo (cajado) a dom Delson, pelo arcebispo.
Comentários