VIDA URBANA
Novo lote com 56,2 mil doses de vacinas contra Covid-19 chega à Paraíba
Novas doses da CoronaVac vão imunizar idosos e profissionais da saúde.
Publicado em 07/02/2021 às 12:16 | Atualizado em 08/02/2021 às 7:32
Um novo lote com 56.200 doses de vacinas contra a Covid-19 desembarcou neste domingo (7) na Paraíba. As vacinas CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan, de São Paulo, chegaram às 12h10 no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, e em menos de 24 horas serão todas distribuídas para os municípios paraibanos.
Os grupos a serem vacinados com essas doses são os profissionais de saúde e idosos acima de 90 anos. De acordo com o secretário de estado da saúde (SES), Geraldo Medeiros, 94% das doses serão destinadas a idosos acima de 90 anos e 6% para o restante dos profissionais da saúde. Havia uma expectativa de que os professores começassem a ser imunizados agora contra a Covid-19, mas eles ainda não vão ser incluídos.
A SES informou que mantém a mesma estratégia de distribuição para todas as regiões do estado, com saída na segunda às 7h desta segunda-feira (8). Por volta das 12h todas as gerências de saúde estarão abastecidas e prontas para que os municípios façam a retirada de suas doses. Lembrando que este quantitativo é baseado nas informações de público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde.
O secretário de saúde, Geraldo Medeiros, destaca que é importante que os paraibanos se cadastrem no “Vacina PB”, que é um painel que tem a finalidade de notificar as pessoas quando a imunização para o grupo em que elas se enquadram tiver início.
De acordo com o Ministério da Saúde, esse lote de vacinas terá 94% do imunizante destinado a idosos com 90 anos ou mais. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) em entrevista ao ClickPB, idosos entre 80 a 89 anos que estejam acamados também serão imunizados. O restante das vacinas será destinado a profissionais de saúde.
De acordo com estimativa do MS, a Paraíba possui 18.751 idosos com 90 anos ou mais. A SES-PB, porém, está tentando confrontar os números estimados com os cadastros realizados no VacinaPB, por isso a importância de todos se cadastrarem. O site permite informar dados pessoais e de contato, além de comorbidades, para que o usuário possa ser informado, por e-mail ou telefone, quando chegar a sua vez de tomar a vacina.
Comentários