VIDA URBANA
Novo prédio do Cedmex, em JP, completa um mês com mais de 9.500 atendimentos
Centro atende cerca de 450 pessoas por dia, distribuindo gratuitamente medicamentos para pacientes transplantados e com doenças crônicas ou raras.
Publicado em 07/10/2010 às 16:37
Da Secom-PB
Mais de 9.500 pessoas foram atendidas no primeiro mês de funcionamento do novo prédio do Centro de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex) da 1ª Gerência Regional de Saúde, em João Pessoa. São cerca de 450 atendimentos por dia. O tempo médio de espera caiu de duas horas (no mínimo) para 19 minutos. Essa redução é resultado da instalação do painel eletrônico de senha, que organizou o fluxo de atendimento. O Cedmex, serviço mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), distribui, gratuitamente, medicamentos para pacientes transplantados e com doenças crônicas ou raras.
Do dia 8 de setembro (primeiro dia de funcionamento do serviço) até esta quinta-feira (7), foram atendidas 9.599 pessoas. A maioria (5.534) foi ao serviço para pegar medicação e 2.812 procuraram o setor de cadastro, que recebe laudos de solicitação de medicamentos e faz alterações cadastrais (substituição de medicação e mudança de endereço, entre outros). No mesmo período, 1.253 novos usuários ingressaram no serviço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
“Nesse prédio novo, criamos o setor de triagem, que facilitou a vida dos usuários, porque eles já saem de lá para o setor específico, de acordo com o tipo de atendimento. Aliado a isso, temos o painel eletrônico de senha, que diminuiu o tempo de espera, organizando, inclusive, o atendimento preferencial. Neste primeiro mês de funcionamento, temos percebido a satisfação das pessoas. Elas elogiam não só a rapidez no atendimento, como as novas instalações físicas. Passamos a oferecer um serviço mais rápido, com maior qualidade e fluxos definidos”, disse a coordenadora do serviço, Rosinéa Lins.
Câmeras e som ambiente
O prédio passou por uma reforma e ganhou móveis novos para proporcionar mais conforto aos usuários. Todas as salas são climatizadas e o local ganhou um sistema interno de monitoramento (com 12 câmeras) e um serviço de som ambiente. No mesmo imóvel, funcionam a Central Estadual de Regulação de Alta Complexidade (Cerac) e o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) que, juntos, realizaram 274 atendimentos, neste primeiro mês. Os três serviços funcionam na Avenida Jesus de Nazaré, no bairro Jaguaribe, ao lado do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Mais de 200 itens
O Cedmex disponibiliza 237 medicamentos para vários tipos de doença, como mal de Alzheimer, asma, esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia, acne crônica e esclerose múltipla. Na Paraíba, o serviço funciona nas 12 Gerências Regionais de Saúde. Até esta quinta-feira (7), havia 14.390 usuários cadastrados somente no Cedmex de João Pessoa, que atende, ainda, os outros 24 municípios da 1ª regional de saúde.
Comentários