icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Número de cirurgias feitas na PB cai em 2011

Procedimentos de urgência, emergência e eletivos pelo SUS tiveram queda de 12% de 2010 para 2011. JP foi quem mais realizou

Publicado em 14/10/2011 às 6:30

Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, foram realizados 46.610 procedimentos cirúrgicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Paraíba. Nesse mesmo período de 2010, o número de procedimentos foi de 53.192. Ou seja, houve uma redução de 12%, conforme dados do Departamento de Informática do SUS (Datasus) do Ministério da Saúde (MS). Dentre esses procedimentos estão as cirurgias de urgência e emergência e as eletivas (marcadas previamente).

As informações do MS revelam que João Pessoa é o município paraibano que mais realizou cirurgias, tanto em 2010, como neste ano. Em 2011, até o final de agosto, foram feitos na capital 11.107 procedimentos. No ano passado, no mesmo período, o número foi um pouco maior: 11.295. Portanto, a redução foi de apenas 1,6%. Já em Campina Grande, a redução da quantidade de cirurgias entre 2010 e 2011 foi maior. No ano passado, foram feitas 5.900 procedimentos cirúrgicos, entre janeiro e agosto, enquanto que neste ano, foram 4.770, uma diminuição de 19%.

Para o cirurgião Péricles Oliveira, apesar dos problemas enfrentados pelo SUS, a grande maioria da população depende desse sistema e vem sendo atendida. “É verdade que o SUS precisa se estruturar melhor, sobretudo oferecendo um número maior de leitos. Mas há uma enorme quantidade de pessoas que dependem dele e isso causa a superlotação. A falta de leitos é um dos nossos maiores problemas”, destaca o médico que é o chefe da Divisão de Cirurgia do Hospital Municipal Santa Isabel, em João Pessoa.

Para Péricles Oliveira, o número de cirurgias de urgência e emergência deveria ter aumentado do ano passado para este, em função do crescimento da violência urbana e acidentes automobilísticos. Para ele, os dados deveriam ser analisados separadamente – emergência e eletiva – para que se pudesse ter uma melhor explicação para a redução do número de cirurgias no Estado.

O JORNAL DA PARAÍBA procurou a Secretaria Estadual de Saúde para comentar os dados, mas não obteve resposta.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp