icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Número de mortes por dengue cai mais de 60% na Paraíba

Apesar da redução, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou um acréscimo de 286,46% nos casos suspeitos da doença.

Publicado em 05/11/2015 às 15:10

O número de óbitos por dengue caiu 62,5 % na Paraíba no período de 1º de janeiro a 23 de outubro de 2015, quando foram registradas três mortes, em relação ao mesmo período de 2014, com oito óbitos. Este ano, os óbitos foram registrados nos municípios de Alhandra, São João do Rio do Peixe e Guarabira.

Apesar da redução do número de mortes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou um acréscimo de 286,46% nos casos suspeitos da doença - de janeiro a outubro, foram notificados 25.450 casos suspeitos de dengue, enquanto que no mesmo período de 2014 foram 6.992 casos.

De acordo com a SES, a Paraíba vem registrando uma incidência de 501,91 casos de dengue a cada 100 mil habitantes, o que configura uma epidemia. "Esses números confirmam a necessidade da vigilância ativa contra o mosquito, combatendo possíveis criadouros com o auxílio da população - que é o ator principal, uma vez que a maior parte dos depósitos está em suas casas", afirmou a a gerente executiva da Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.

Febre chikungunya
Dezessete casos suspeitos de chikungunya foram notificados neste ano nos municípios de Pombal (1), Alhandra (1), Campina Grande (1), Umbuzeiro (2), Coremas (1), João Pessoa (3), Rio Tinto (1), Cachoeira dos Índios (1) e Cajazeiras (6). Quinze casos foram descartados e um está em investigação; um caso confirmado foi de uma pessoa proveniente de Feira de Santana, na Bahia, que estava de passagem por Cajazeiras.

Todo caso suspeito de Chikungunya é de notificação compulsória imediata e deve ser informado em até 24 horas às esferas municipal, estadual e federal. Para a notificação, a população pode utilizar o número 0800 281 0023. Além disso, a SES e o Ministério da Saúde vêm monitorando os possíveis casos de Zika vírus e Guillain-Barré na Paraíba. Três unidades sentinelas foram montadas nos municípios de Bayeux, Campina Grande e Cajazeiras para identificação do Zika vírus.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp