VIDA URBANA
Obra em prédio pode ter causado tragédia
Ruptura de algum pilar de sustentaçãopode ter sido causa.
Publicado em 27/01/2012 às 8:00
A principal hipótese levantada até o momento pela Defesa Civil estadual e por engenheiros para explicar o desabamento súbito dos três prédios no centro do Rio de Janeiro na noite da última quarta-feira, é a ruptura de algum pilar de sustentação do edifício maior, de 20 andares, provavelmente causada por uma reforma interna. Esse edifício, chamado Liberdade, teria desabado primeiro e o impacto de seus escombros fez desmoronar também os dois prédios menores.
Ao menos uma hipótese, que chegou a ser levantada na noite do desabamento, foi praticamente descartada pela prefeitura: a de que uma explosão tenha provocado o desabamento dos prédios.
Frequentadores do edifício mais alto afirmam que havia obras em andamento no 3º e no 9º andar, ambos sob responsabilidade da empresa Tecnologia Organizacional.
A empresa divulgou uma nota ontem lamentando o acidente, mas não deu detalhes sobre as intervenções. Também não se manifestou sobre possíveis causas do acidente. "Não sei se tinha obra clandestina no prédio, mas desconfiava do movimento no terceiro andar. A gente percebeu que eles mexeram nas pilastras e o andar virou um salão. Eles também armazenavam material de construção lá dentro", disse Teresa Andrade, 47 anos, sócia de uma empresa de crédito consignado, localizada no 16º andar.
De acordo com o presidente da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Luiz Antonio Cosenza, não havia no conselho registro de qualquer obra de grande porte no edifício Liberdade.
Segundo ele, "qualquer obra grande, que altere a estrutura do prédio" deve ser registrada no órgão. Para ele, as características das obras feitas nos dois pavimentos indicam que haveria necessidade do registro.
Comentários