VIDA URBANA
Obras da Ponte da Batalha são iniciadas; previsão de conclusão é para junho
Além do secretário Quintans, estiveram presentes ao canteiro de obras, o presidente do DER, Inácio Bento e demais diretores do órgão e os engenheiros e técnicos responsáveis pela execução d
Publicado em 23/12/2008 às 16:08
Da Redação
Com informações da Secom-PB
As obras de recuperação das pontes da Batalha, sobre o Rio Paraíba, e do Rio Preto, na saída de Santa Rita, na PB 004, já começaram e devem estar concluídas no mês de junho de 2009. O tráfego é feito por passagens laterais.
Na manhã desta terça-feira (23), o secretário da Infra-estrutura, Francisco de Assis Quintans e a diretoria do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) inspecionaram os trabalhos, que está custando R$ 4 milhões aos cofres do Estado.
Por determinação do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), toda concentração de esforço são para as duas outras pontes destruídas pelas chuvas do ano passado para não prejudicar ainda mais a população das cidades, inclusive no tocante ao deslocamento da produção agrícola e de alunos para as escolas, que registra um tráfego de quatro mil veículos por dia.
Apesar das chuvas terem sido intensas neste ano, o que mais prejudicou a ponte não foi o volume de água do Rio Paraíba, mas a retirada desordenada de areia nas proximidades da ponte, abrindo crateras. "O governador Cássio tem consciência de que o maior patrocínio da Paraíba está concentrado na malha rodoviária, e por isso tem tido uma preocupação como um todo, inclusive com as barragens", comentou o secretário.
Além do secretário Quintans, estiveram presentes ao canteiro de obras, o presidente do DER, Inácio Bento e demais diretores do órgão e os engenheiros e técnicos responsáveis pela execução da obra.
A Ponte
A Ponte da Batalha foi inaugurada em 1928, tem 93 metros de extensão e nove metros de altura. Possui 16 estacas, mas somente nove estavam tendo utilidade e as demais foram destruídas em decorrência do tempo, sem nenhuma obra de conservação. Agora terá reforço em sua base e será alargada em mais oito metros, permitindo a passagem de dois veículos ao mesmo tempo.
Quintans lembrou que a PB 004, que liga Santa Rita ao Anel do Brejo, na cidade de Sapé, tem uma grande importância para o setor econômico da região do Brejo, facilitando o deslocamento de milhares de pessoas, todos os dias, para João Pessoa e cidades do Litoral.
Comentários