VIDA URBANA
Oito municípios da Paraíba registram aumento nos casos de dengue
Mais de quatro mil casos da doença foram registrados no Estado desde o começo do ano até o início de abril, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.
Publicado em 05/04/2011 às 10:11
Do Jornal da Paraíba
Mais de quatro mil casos de dengue foram registrados na Paraíba desde o começo do ano até o início de abril, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desde o último boletim epidemiológico divulgado pela SES na semana passada, surgiram 411 novos casos da doença no Estado, com um total de 4.141 paraibanos infectados até agora. De acordo com a Secretaria, houve um aumento de notificações da doença em oito municípios paraibanos: Montadas (15 novos casos), São José de Piranhas (11), Cabedelo (20), Sousa (15), Santa Rita (18), Guarabira (10), Itabaiana (13) e Santo André (11).
Segundo dados da Secretaria de Saúde, nesses oito municípios juntos vivem ao todo 350.616 habitantes, deixando em vulnerabilidade 9,3% da população total do Estado. O boletim da SES apontou que dos 4.141 casos de dengue informados, oito são do tipo hemorrágica e oito com complicação.
A gerente de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, informou que a incidência da dengue na Paraíba até a Semana Epidemiológica número 12 foi de 99,2 casos a cada 100 mil habitantes. “Esse índice coloca o Estado bem próximo ao limite superior de uma incidência avaliada como baixa.
Considerando, que a partir de 100 casos até 300 casos em cada 100 mil habitantes a taxa de incidência passa a ser moderada o alerta deve ser intensificado”, explicou. De acordo com ela, o aumento no número de casos da doença no atual período já é previsto, principalmente, por influência de fatores climáticos que contribuem para a proliferação do vetor. “A semana epidemiológica 17, que corresponde ao período de 24 a 30 de abril, pelo diagrama de controle será uma das semanas do ano que concentrará o maior número de ocorrência da doença. No entanto, ações de intervenção podem refletir neste panorama e reverter o quadro”, disse.
Diante de um risco de aumento da dengue na Paraíba, a assessoria de imprensa do governo do Estado, informou que as Secretarias de Estado da Saúde e Defesa Civil do Estado estão orientando as Secretarias Municipais de Saúde para a necessidade de intensificar ações de controle vetorial e educação da população no período de 17 a 23 de abril a fim de reduzir o impacto da transmissão.
Segundo Júlia Vaz, a SES sugeriu que as 12 Gerências Regionais de Saúde devem orientar os municípios com dificuldade de abastecimento de água, sobre a forma adequada de armazenamento para evitar que o mosquito se prolifere. A gerente informou que outra informação da Secretaria é lembrar às Secretarias Municipais de Saúde, Hospitais e Estratégia da Saúde da Família a necessidade de intensificar a hidratação dos pacientes com suspeita de dengue. “A forma de hidratação, oral ou venosa a ser aplicada depende da avaliação clínica de cada caso, reduz a letalidade das formas graves da doença”, explicou.
A gerente da SES informou que a Secretaria vai realizar uma série de atividades esta semana de combate à doença em Guarabira e Barra de Santa Rosa.
Comentários