VIDA URBANA
Olfato apurado nas tendências da moda
Composta da combinação de vários óleos essenciais de origem natural e sintética, fragrância é principal matéria-prima para produtos de perfumaria.
Publicado em 25/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:21
As fragrâncias são capazes de nos remeter a diversas sensações do passado: o cedro nos remete ao cheiro de lápis apontado na escola; a baunilha, aos bolos deliciosos da casa da avó na infância; cheiros ozônicos ou marinhos nos remetem a uma tarde de verão à beira da praia nas ultimas férias. Mas, a criação de uma nova fragrância não se resume apenas a elaboração de um cheiro agradável. O desenvolvimento de um novo produto de perfumaria requer um processo longo e delicado.
Marselha Tinelli, gerente de categoria de perfumaria de O Boticário explica que a área de marketing é quem dá o primeiro passo para a criação de uma nova fragrância. Esse departamento estuda as últimas tendências do mercado. “A partir de então é solicitado o desenvolvimento de uma fragrância exclusiva para o conceito que desejamos lançar”, afirma Marselha. O tempo médio, entre a ideia de lançamento até a fragrância definitiva, pode demorar até dois anos.
Para fabricação de um produto de perfumaria é preciso eleger uma fragrância. Essa matéria-prima é composta da combinação de vários óleos essenciais de origem natural e sintética. A partir daí, esses óleos são misturados em álcool e podem - ou não – ser adicionados corantes. Flores, folhas, cascas, sementes e raízes são fontes de óleos essenciais naturais para compor uma fragrância. Por fim, o coordenador do núcleo de avaliação de fragrâncias de O Boticário, César Veiga, lembra que é possível aumentar ainda mais a paleta de opções de cheiros criando os chamados “químicos sintéticos aromáticos”. Um exemplo disso são os aldeídos e musks, que nos remetem ao confortável cheiro de roupa limpa.
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