VIDA URBANA
Olimpíada Brasileira de Robótica tem início em João Pessoa
Competição será realizada em três etapas até o sábado, com entrada gratuita.
Publicado em 28/08/2018 às 7:00 | Atualizado em 28/08/2018 às 14:02
Tem início nesta terça-feira (28), a etapa Paraíba da XII Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2018). O evento será realizado na Estação das Artes, prédio do complexo Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, a etapa Paraíba da XII Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2018) e prossegue até o dia 1 de setembro com entrada gratuita ao público de todas as idades.
O evento é uma parceria do governo federal, com a colaboração de várias instituições de pesquisa científica, universidades, institutos e com a Secretaria de Educação do Município e apoio total da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.
Devido à quantidade de inscritos, a organização teve que dividir este ano o evento em três regionais mais a final, em datas diferentes: A Regional 1 será realizada nesta terça-feira (28); a Regional 2, no dia 29 de agosto (quarta-feira); e a Regional 3, dia 30 de agosto (quinta-feira). A final acontecerá no dia 1 de setembro (sábado).
Ao todo são 16 arenas, sendo 12 para as competições e 4 arenas de testes usadas pelos competidores para treino antes da competição. Os participantes poderão conferir no site da OBR (obr.org.br/modalidade-pratica/etapa-regional) a data que irá competir. A final ocorrerá com os 10 primeiros colocados das três regionais.
Como será?
Na terça-feira, primeiro dia, acontecerá o credenciamento, começando a partir das 8h da manhã, às 10h haverá a solenidade de abertura da OBR na galeria da Estação das Artes. Às 11h tem início às competições da Regional 1, até às 17h, e logo após a entrega das medalhas aos três primeiros colocados deste dia.
Na quarta-feira, segundo dia, o evento tem início às 8h, com credenciamento das equipes da Regional 2. Neste dia, as competições terão início às 10h. A entrega das medalhas aos três primeiros colocados acontecerá a partir das 17h.
Quinta-feira, terceiro dia, o evento prossegue com início às 8h e término às 17h, com a entrega das medalhas as equipes da Regional 3.
No sábado, acontece a Final Estadual, a partir das 8h. Neste último dia os melhores de cada regional competem novamente para decidir quem serão os primeiros colocados do Estado.
Alunos da rede pública
A novidade este ano são as mostras de trabalhos dos alunos das escolas do município, que possuem a atividade da robótica na sua grade de ensino, além de sete oficinas e duas palestras, que segundo a Secretaria de Educação (Sedec), será realizada pelos monitores de informática da rede municipal. Assim como no ano passado estará funcionando um aplicativo para divulgação imediata da competição, o chamado “Tournamenter” estará no site da OBR (obr.org.br).
“Isso torna o evento mais transparente e consequentemente o resultado sairá mais rápido para o público de todo país”, contou Fagner Ribeiro, que está à frente da organização do evento na Estação Cabo Branco há oito anos.
Premiações
As três primeiras equipes vencedoras receberão medalhas de ouro, prata e bronze, que são:
Extra Maker - São medalhas entregues aos alunos da equipe que criou um robô com peças feitas pelos próprios alunos, e com menor número possível de materiais prontos de kits.
Melhor Estreante – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes estreantes, excetuando a campeã da competição caso ela seja uma estreante. Uma equipe será considerada estreante se todos os seus integrantes (excetuando-se o tutor/professor) estiverem participando da OBR modalidade prática pela primeira vez.
Escola Pública – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas públicas participantes, excetuando a campeã da competição.
Escola Privada– Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas privadas, particulares ou confessionais participantes, excetuando a campeã da competição.
Robustez – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô mais robusto da competição, excetuando a campeã da competição.
Inovação – Medalhas aos alunos da equipe que produziu algum processo inovador no robô e que tenha ajudado a conquistar pontos na competição, excetuando a campeã da competição.
Design – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô mais bonito e bem acabado, excetuando a campeã da competição.
Dedicação – Medalhas aos alunos da equipe, excetuando a campeã da competição, que mais se dedicou, ajudando a si própria, bem como outras equipes, a superarem desafios ao longo da competição regional.
Confira abaixo a programação das oficinas e palestras da XII OBR:
PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS E PALESTRAS
Entrada gratuita – Sem inscrição prévia
Sujeita a alterações
TERÇA-FEIRA (28)
Oficina 1 - Microsoft Excel como objeto de aprendizagem
Ministrante: Antônio Flávio
Hora: 9h30
Local: Miniauditório 1
Oficina 2 - Football Manager: Uma experiência virtual de gestão
Ministrante: Paulo Antônio Carneiro Dantas
Hora: 14h30
Local: Miniauditório 1
Palestra: Pensar os robôs: interações Homem-máquina
Ministrante: Daniel Neves Abath
Hora: 14h30
Local: Miniauditório 1
QUARTA-FEIRA (29)
Oficina 1: Técnicas de fotografia digital com Smarphone
Ministrante: Pollyana S Souza
Hora: 9h30
Local: Miniauditório 1
Oficina 2: Kids Programadores: Criação de jogos digitais
Ministrante: Anthony Stephen Diniz Régis
Hora: 14h30
Local: Miniauditório 1
QUINTA-FEIRA (30)
Oficina 1: Stop Motions
Ministrante: Hoana e Shirley Lisboa
Hora: 9h30
Local: Miniauditório 1
Oficina 2: A Robótica Educacional propagando o desenvolvimento cognitivo e combatendo a evasão escolar
Ministrante: Joalisson Mendes Gomes
Hora: 14h30
Local: Miniauditório 1
Palestra: Realidade Virtual e Aumentada
Ministrante: Daniel Neves Abath Luna
Hora: 14h30
Local: Miniauditório 2
1 DE SETEMBRO (Sábado)
Oficina: Desenho – Ilustrator
Ministrante: Jean Domingues da Silva
Hora: 14h30
Local: Miniauditório 1
Comentários