VIDA URBANA
ONG Amigos do Peito vai realizar ações de saúde em Guarabira
Equipe pretende viajar anualmente para quatro cidades, realizando ações trimestrais com a população e cobrando melhorias nos serviços de saúde da mulher.
Publicado em 30/05/2015 às 8:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 18:43
Pelo menos 100 moradoras do município de Guarabira, no Agreste do Estado, deverão ser beneficiadas com ações que visam conscientizar, combater e realizar exames de prevenção contra o câncer de mama durante todo o dia de hoje. A ação faz parte do projeto Amigos na Estrada, realizado pela ONG Amigos do Peito, e terá início às 8h, no Centro de Atenção à Mulher da cidade.
Durante a ação de combate móvel ao câncer de mama, duas mastologistas realizarão consultas em mastologia, mamografias, e ainda serão oferecidas palestras de conscientização para os profissionais de saúde do município, de acordo com a presidente da ONG Amigos do Peito, Joana Barros. “Além disso, ainda teremos a colaboração do grupo Andorinhá, que fará dinâmicas de animação e autoestima nas pacientes. Também 15 mulheres mastectomizadas que fazem parte da ONG vão relatar suas experiências e ajudar nesse processo de conscientização”, acrescentou.
O Amigos na Estrada é um projeto que teve início este ano e tem como objetivo levar as ações que já foram solidificadas em João Pessoa para todo o Estado, segundo a presidente da ONG Amigos do Peito. “A ONG tem 15 anos, e, preocupada com essa questão da educação com relação à prevenção e conscientização das mulheres, tanto com relação às alterações físicas quanto com relação aos direitos que envolvem essa questão, decidimos levar essas ações para os municípios, mostrando que eles têm potencial para atender essas mulheres pelo Estado”, explicou.
A primeira cidade beneficiada com essa ação foi Catolé do Rocha, conforme Joana Barros. Lá, foram realizadas 120 consultas, cerca de 70 mamografias e 18 ultrassonografias no mês de março. “Iniciamos num local bem longe e agora vamos para um mais perto, no Brejo, que é Guarabira. Queremos mostrar que nessas cidades existe material que pode ser utilizado para a efetuação de consórcios entre os municípios para que lá as ações atinjam um número maior de mulheres das cidades circunvizinhas”, disse.
Ao todo, a ONG Amigos do Peito pretende viajar anualmente para quatro cidades, realizando ações trimestrais para levar esperança, consciência e, ainda, para cobrar dos gestores a prestação desse serviço de atenção às mulheres. “O câncer de mama é aquele que mais mata mulheres e isso vai continuar acontecendo. O que nós podemos fazer é encontrar cedo e tratar. A cada paciente que nós examinamos, nós plantamos a ideia da prevenção, fazendo um trabalho de formiguinha, mas que vai alertando as demais”, concluiu.
Comentários