icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ônibus adaptado muda rotina de cadeirantes

Cadeirantes pedem que a oferta seja maior para melhor atender ao público.

Publicado em 30/10/2011 às 8:00

Sair de casa, pegar um transporte coletivo e se deslocar sempre que desejar, de forma autossuficiente, pode ser uma tarefa difícil para muitos cadeirantes – não para Reginaldo Faustino, 48 anos. A rotina do atleta e estudante de Biblioteconomia começa bem cedo. Ele acorda às 5h e uma hora depois já está na parada de ônibus, no bairro 13 de Maio, em João Pessoa, pronto para seguir até a Vila Olímpica Ronaldo Marinho, no Bairro dos Estados, onde pratica natação.

Por dia, são pelos menos quatro viagens que Reginaldo faz utilizando os coletivos. Mas quem vê o estudante nesse pique todo, pegando até mais de oito coletivos por dia - e sozinho, não imagina que há cerca de seis anos ele até deixava de sair de casa, “devido ao sofrimento e o constrangimento” de pegar um ônibus.

Segundo Reginaldo, após a chegada dos primeiros coletivos adaptados em João Pessoa, a situação dos cadeirante começou a mudar. “A gente tinha que subir por trás do ônibus, se arrastando, colocando a mão no chão e ainda pedindo ajuda de alguém – que nem sempre está disposto a dar a mão. Era uma luta muito grande, tinha que fechar cadeira, entrar, abrir cadeira, era desestimulante sair de casa assim”, revela Reginaldo, enfatizando que “agora melhorou. Eu vou para todo canto, sem precisar da ajuda de ninguém”.

Assim como Reginaldo, o músico Anderson da Silva Marinho, 31 anos, também usuário dos transportes coletivos, afirma que a chegada dos veículos adaptados melhorou bastante a mobilidade dos cadeirantes. “Eu trabalho como músico na praia e todos os dias preciso me deslocar. Antes eu tinha que pagar a passagem de uma pessoa para ela ir comigo e me ajudar a pegar o coletivo. Graças a Deus não preciso mais disso", detalha. “Passei a ter liberdade para ir para todos os lugares”, completa Anderson, que é portador de necessidade especial desde os primeiros meses de vida.

Embora os cadeirantes se alegrem com os avanços no número de ônibus adaptados, eles pedem que a oferta seja maior para melhor atender ao público. Além disso, que os cobradores e motoristas sejam orientados sobre como manusear os elevadores de acessibilidade e tratar de maneira adequada os deficientes físicos.

Atualmente, segundo o diretor-executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, as seis empresas que operam em João Pessoa (Mandacaruense, Marcos da Silva, Reunidas, São Jorge, Santa Maria e Transnacional) contabilizam uma frota de 448 ônibus, sendo 158 deles adaptados (35,2%) - percentual bem maior do que outras capitais até mais populosas.

Mário Tourinho declara também que a frota adaptada é suficiente para atender os cadeirantes e justifica a afirmação através de números. “Um coletivo faz em média 40 mil viagens mês, sendo nesse período, o máximo de solicitações para uso dos elevadores adaptados foi de 120 vezes”, diz.

Ainda segundo o diretor-executivo da AETC-JP, todos os funcionários das empresas de transportes coletivos, quando admitidos, são orientados sobre como atender o cadeirante. Entretanto, alguns esquecem o manuseio da máquina em virtude da falta de uso.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000, já que os microdados do Censo 2010 não foram divulgados, a Paraíba tinha cerca de 700.000 pessoas com alguma deficiência.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp