VIDA URBANA
Ônibus Legal faz nova viagem pela cidade nesta terça-feira
Projeto é desenvolvido pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e tem o objetivo de levar lições de educação para o trânsito e transportes aos alunos de escolas públicas.
Publicado em 29/06/2009 às 12:16
Da Secom-JP
O ‘Ônibus Legal’ fechará a primeira fase das suas atividades na Escola Municipal Almirante Barroso, localizada no bairro de Cruz das Armas, na próxima terça-feira (30), a partir das 7h30. O projeto é desenvolvido pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e tem o objetivo de levar lições de educação para o trânsito e transportes aos alunos de escolas públicas, principalmente as que estão localizadas nos bairros considerados área de risco, ou seja, onde são registrados o maior número de acidentes envolvendo veículos, a exemplo de atropelamentos.
O projeto é desenvolvido em parceria com a empresa de transporte urbano Transnacional e conta com um ônibus todo colorido e adesivado com imagens de crianças, adolescentes e adultos circulando pelas ruas, que leva os estudantes para dá uma volta pela cidade. O passeio é apenas a primeira etapa do projeto. Em um segundo momento os educadores voltam à escola para saber qual foi à avaliação dos alunos.
A dinâmica contará com a ajuda dos fantoches da STTrans, que são Linda, Verde, Clara e o Agente de Trânsito. Em um terceiro momento os educadores levarão os alunos para fazer travessia da faixa de pedestre que está próximo à escola. Os jovens ainda serão estimulados a fazer desenhos sobre a sua nova concepção do trânsito e do transporte após ter participado do projeto.
Itinerário – O itinerário que o ‘Ônibus Legal’ faz é o seguinte: primeiro os estudantes são pegos na escola onde estudam, lá terão orientação de como devem transitar até chegar ao ônibus; quando todos os alunos entrarem no veículo e estiverem sentados, a equipe de Educação para o Trânsito e Transportes iniciará um diálogo sobre comportamentos seguros no trânsito como uso do cinto de segurança; não colocar nenhuma parte do corpo para fora do ônibus; e não jogar lixo pela janela do veículo, incentivando a utilizar a lixeira existente dentro do veículo.
A primeira parada é no Terminal de Integração, onde um Fiscal de Transportes embarcará no veículo para dar uma breve explicação sobre a sua função e sobre o funcionamento do Terminal. O passeio continua e a próxima parada é em uma empresa de transportes coletivos de João Pessoa. Nesta viagem inaugural a empresa visitada será a Transnacional. Lá os alunos receberão informações sobre a conservação do patrimônio público e serão orientados a cuidar bem dos ônibus, uma vez, que são veículos coletivos. Eles ficam sabendo que ao depredar ou sujar o veículo estarão prejudicando outras pessoas e si mesmos.
A parada final é na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Lá os alunos fazem a travessia da faixa de pedestre e têm a oportunidade de conhecer a estrutura do local. O encerramento da vivência é em uma sala da Estação Cabo Branco, com apresentação de um vídeo educativo relacionado ao trânsito. Terminada a apresentação os alunos retornam à escola. Nos próximos dias 7 e 9 de julho o ‘Ônibus Legal’ chegará a escola Analice Gonçalves, também localizada em Cruz das Armas.
“O projeto ‘Ônibus Legal’ é uma maneira de investir na formação e sensibilização das crianças para que tenhamos, no futuro, adultos conscientes, que sabem quais são as suas responsabilidades, além disso, crianças são ótimas multiplicadoras dos conceitos que aprenderam e assim acabam colaborando com a sensibilização dos mais velhos”, comentou Laura Farias Gualberto, superintendente da STTrans.
Comentários