VIDA URBANA
Onze açudes da Paraíba sangram após fortes chuvas serem registradas
Chuvas de mais de 80mm foram registradas por oito municípios do estado nesta segunda-feira (16)
Publicado em 16/03/2020 às 16:54
De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), pelo menos 11 açudes da Paraíba estão sangrando nesta segunda-feira (11). Os municípios registraram chuvas com mais de 80 milímetros. Entre os açudes que transbordaram estão o São José II, em Monteiro, no Cariri; e o Cachoeira dos Alves, em Itaporanga, no Sertão paraibano.
O município que mais recebeu chuvas foi Bom Jesus, no Sertão paraibano, onde foram registradas 165,5 mm de precipitação. Na cidade de Igaracy, também no Sertão do estado, choveu 141,2 mm, seguida por Pedra Branca, com 113 mm de água.
O reservatório de Bom Jesus, localizado na cidade de Carrapateira, está com um volume de 495.420 metro cúbicos, o que equivale a 144% de sua capacidade.
O outro lado
A falta de água no açude Capivara, localizado em Uiraúna, no Sertão da Paraíba, fez o abastecimento de água ser interrompido em sete municípios da região, de acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). O corte no fornecimento foi registrado desde a última terça-feira (10).
Conforme a Cagepa, foram afetadas as cidades de Uiraúna, onde está o açude, Vieirópolis, Lastro, Poço de José de Moura, Poço Dantas, Joca Claudino e Bernardino Batista. O reservatório que abastece essas localidades atingiu o ponto em que tecnicamente não é mais possível realizar o tratamento de água para distribuição aos moradores desses locais.
Comentários