icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Operação da polícia do RJ contra milícia da Muzema cumpre mandados na Paraíba

Alvos são os responsáveis pelos prédios que desabaram em abril e deixaram 24 mortos.

Publicado em 02/05/2019 às 9:25 | Atualizado em 02/05/2019 às 16:08


                                        
                                            Operação da polícia do RJ contra milícia da Muzema cumpre mandados na Paraíba
Desabamento de dois prédios na comunidade da Muzema, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, deixou mortos e feridos.. Fernando Frazão/Agência Brasil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, na manhã desta quinta-feira (2), uma operação contra os responsáveis pelos prédios que desabaram na Muzema, deixando 24 mortos, entre eles vários paraibanos. Segundo informações da TV Globo, a ação também cumpre mandados na Paraíba e em Pernambuco.

Ao Jornal da Paraíba, a Polícia Civil da Paraíba disse que até as 9h30 desta quinta-feira não tinha informações sobre o cumprimento de mandados no Estado.

A ação é coordenada pela Delegacia da Barra da Tijuca (16ª DP), responsável pelo inquérito dos desabamentos, em parceria com a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), responsável pelas investigações contra milícias no Rio.

O objetivo da ação é encontrar documentos, computadores e materiais que ajudem a chegar aos três homens responsáveis pela construção e venda dos apartamentos dos dois prédios que desabaram na comunidade no dia 12 de abril. No total, a operação tem o objetivo de cumprir 20 mandados de busca e apreensão .

Entre os endereços que estão sendo alvo da operação de hoje está a Associação de Moradores da Muzema, no Rio de Janeiro. No local, segundo a Globo, os agentes apreenderam computadores e documentos e também documentos de vendas de imóveis que estavam rasgados, com nomes de alguns dos suspeitos.

Construtor pode ter fugido para a Paraíba

José Bezerra de Lira, conhecido como Zé do Rolo; Renato Siqueira Ribeiro; e Rafael Gomes da Costa, apontados como responsáveis pelos prédios, tiveram a prisão temporária de 30 dias decretada pela Justiça. Os três foram indiciados por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de matar.

“Estamos recolhendo todo e qualquer material eletrônico. Estamos verificando folhas, anotações, tudo que possa nos fornecer elementos para que possamos fazer a instrução do nosso inquérito. São vários os alvos e hoje estamos investigando e fazendo diligências em 20 lugares espalhados”, destacou a delegada Adriana Belém, titular da 16ª DP (Barra).

Dias após a tragédia, a investigação levantou a suspeita de que Zé do Rolo teria fugido para a Paraíba, onde parentes dele moram.

Além dos prédios na Muzema, a polícia investiga se apartamentos em outras regiões do Rio e em estados do Nordeste também pertencem aos integrantes dessa milícia.

Famílias paraibanas na tragédia

A tragédia da Muzema deixou 24 pessoas mortas. A última foi a paraibana Adilma Rodrigues, de 35 anos, que morreu no hospital. O marido dela, o também paraibano Cláudio Rodrigues, foi a primeira vítima identificada entre os que foram retirados dos escombros.

Ana Carla Batista, de 30 anos, natural de Cacimba de Dentro, o marido e os dois filhos pequenos também morreram no desabamento.

Além das famílias de Adilma e de Ana Carla, outras duas famílias paraibanas estão entre dentre as que perderam membros na tragédia. Morreram no desastre as paraibanas Ana Paula Rodrigues, de 37 anos, natural de de São Sebastião da Lagoa de Roça, no agreste paraibano, que estava grávida de quatro meses, do terceiro filho; e Ana Flávia Pereira, de 36 anos. Natural de Riachão do Poço, ela estava junto ao filho, Fábio, que tinha 3 anos e já nasceu no Rio de Janeiro.

Imagem

Jhonathan Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp