VIDA URBANA
Operação 'Férias' terá 1,6 mil policiais nas ruas
Objetivo é reforçar segurança dos paraibanos e turistas. Lançamento será sexta-feira (9).
Publicado em 06/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 01/03/2024 às 12:46
A operação 'Férias' será lançada pela Polícia Militar da Paraíba (PMPB) na próxima sexta-feira. O intuito da ação é dar maior suporte à segurança dos paraibanos e turistas nesta época que tem fluxo maior de pessoas em áreas comerciais e turísticas do Estado. A operação vai até o dia 8 de fevereiro, completando um mês. De acordo com o coordenador adjunto de Planejamento Estratégico da PMPB, capitão Onierbeth Elias, o efetivo de policiais ainda não foi divulgado, mas “ficará em torno de 1.600 em todo o Estado, semelhante ao empregado no Réveillon, focando nos locais de maior concentração de pessoas e em eventos”.
Segundo ele, o quantitativo é definido pelos três comandos regionais de policiamento do órgão na Paraíba, localizados em João Pessoa, Campina Grande e em Patos. “Embora a Região Metropolitana concentre as maiores festas, todas as áreas compreendidas pelos comandos serão assistidas”, garantiu.
O capitão explicou que a operação terá como objetivo reduzir em 10% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e dos Crimes Violentos Patrimoniais (CVP) em relação ao mesmo período no ano passado. “Preventivamente, serão feitas abordagens para evitar ações criminosas relacionadas à drogas, armas, o cometimento de crimes de maneira geral”, afirma o capitão.
Mesmo com a operação, o patrulhamento ordinário será mantido em toda a Paraíba, informa Onierbeth. Dentro do plano de policiamento preventivo, as casas e residências terão atenção no que diz respeito aos crimes patrimoniais. Os eventos públicos contarão com policiamento ostensivo, com cavalaria, bicicletas, viaturas e a pé.
Conforme o coordenador de Planejamento Estratégico da PMPB, tenente-coronel Montgomery, a ação contemplará os centros comerciais, praças esportivas, orla e eventos marcados e os que surgirem eventualmente ao longo do período estipulado. A operação contará com as Unidades Especializadas do Regimento da Polícia Montada (RPMont), Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão da Polícia Ambiental (BPAmb), Batalhão de Operações Especiais (Bope) e a Companhia Especializada em Atendimento ao Turista (Ceatur).
De acordo com o tenentecoronel, a PM trabalhará em conjunto com órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e PBTur. “Esse plano estabelece a aplicação da PMPB, mas tem vínculo, de maneira coordenada, com outros órgãos que têm planos operacionais de acordo com suas atribuições”, esclarece o policial.
Comentários