icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Operação 'Férias' terá 1,6 mil policiais nas ruas

Objetivo é reforçar segurança dos paraibanos e turistas. Lançamento será sexta-feira (9).  

Publicado em 06/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 01/03/2024 às 12:46

A operação 'Férias' será lançada pela Polícia Militar da Paraíba (PMPB) na próxima sexta-feira. O intuito da ação é dar maior suporte à segurança dos paraibanos e turistas nesta época que tem fluxo maior de pessoas em áreas comerciais e turísticas do Estado. A operação vai até o dia 8 de fevereiro, completando um mês. De acordo com o coordenador adjunto de Planejamento Estratégico da PMPB, capitão Onierbeth Elias, o efetivo de policiais ainda não foi divulgado, mas “ficará em torno de 1.600 em todo o Estado, semelhante ao empregado no Réveillon, focando nos locais de maior concentração de pessoas e em eventos”.

Segundo ele, o quantitativo é definido pelos três comandos regionais de policiamento do órgão na Paraíba, localizados em João Pessoa, Campina Grande e em Patos. “Embora a Região Metropolitana concentre as maiores festas, todas as áreas compreendidas pelos comandos serão assistidas”, garantiu.

O capitão explicou que a operação terá como objetivo reduzir em 10% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e dos Crimes Violentos Patrimoniais (CVP) em relação ao mesmo período no ano passado. “Preventivamente, serão feitas abordagens para evitar ações criminosas relacionadas à drogas, armas, o cometimento de crimes de maneira geral”, afirma o capitão.

Mesmo com a operação, o patrulhamento ordinário será mantido em toda a Paraíba, informa Onierbeth. Dentro do plano de policiamento preventivo, as casas e residências terão atenção no que diz respeito aos crimes patrimoniais. Os eventos públicos contarão com policiamento ostensivo, com cavalaria, bicicletas, viaturas e a pé.

Conforme o coordenador de Planejamento Estratégico da PMPB, tenente-coronel Montgomery, a ação contemplará os centros comerciais, praças esportivas, orla e eventos marcados e os que surgirem eventualmente ao longo do período estipulado. A operação contará com as Unidades Especializadas do Regimento da Polícia Montada (RPMont), Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão da Polícia Ambiental (BPAmb), Batalhão de Operações Especiais (Bope) e a Companhia Especializada em Atendimento ao Turista (Ceatur).

De acordo com o tenentecoronel, a PM trabalhará em conjunto com órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e PBTur. “Esse plano estabelece a aplicação da PMPB, mas tem vínculo, de maneira coordenada, com outros órgãos que têm planos operacionais de acordo com suas atribuições”, esclarece o policial.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp