VIDA URBANA
Operação no feriado mobiliza mais de 1,4 mil policiais na PB
Operação 'Eternidade' vai contar com 1.447 pessoas, sendo 1.220 da Polícia Militar, 200 da Civil e 27 do Corpo de Bombeiros.
Publicado em 02/11/2012 às 6:00
Para garantir a segurança e reduzir a criminalidade durante o feriadão de Finados, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba realiza, de hoje até a próxima segunda-feira, a Operação Eternidade. A ação vai contar com 1.447 pessoas, sendo 1.220 da Polícia Militar, 200 da Civil e 27 do Corpo de Bombeiros. Além de reforçar o policiamento, as equipes também vão estar nas proximidades dos 226 cemitérios existentes no Estado, que vão ter pelo menos dois PMs.
O foco da ação integrada lançada na manhã de ontem, em João Pessoa, é diminuir o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), os delitos contra o patrimônio e qualquer ação que coloque em risco a integridade dos cidadãos. “A gente busca, neste momento, iniciar os trabalhos com uma ‘chave mestra’ chamada integração”, destacou o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, também frisou a importância do alinhamento das forças de segurança pública. “Toda a polícia está empenhada nessa operação para garantir a preservação da vida e também do patrimônio, já que os infratores aproveitam a sensibilidade da população, em virtude da lembrança dos entes já falecidos, para realizar pequenos furtos e roubos”, ressaltou o coronel.
No ano passado, durante o feriado de finados, a Secretaria de Segurança registrou mais de 360 ocorrências, sendo as de maior incidência agressão (84), embriaguez (73), ameaça (60), entre outras.
Durante a operação Eternidade, a PM empregará 200 viaturas e 80 motos para a realização do policiamento motorizado. Nas rodovias estaduais, o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran) intensificará as fiscalizações, tanto em postos fixos quanto com o patrulhamento móvel. Já a Polícia Civil estará de plantão em todo o Estado e 76 veículos serão utilizados para atender as ocorrências.
Por sua vez, o Corpo de Bombeiros vai reforçar o serviço dos guarda-vidas, com um efetivo de 27 militares atuando nos 13 postos da corporação.
Comentários