VIDA URBANA
Operação notifica 67 embarcações no litoral
Ação realizada pela Capitania dos Portos já notificou 67 embarcações e apreendeu 15. Os números desse ano ultrapassam os de 2013.
Publicado em 18/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:32
A operação 'Verão 2014' da Capitania dos Portos já notificou 67 embarcações e apreendeu 15. Os números desse ano ultrapassam os de 2013, quando dez embarcações foram apreendidas e 41 notificadas. A ação termina no dia 15 de março e, até lá, a Capitania ainda planeja uma operação surpresa, fazendo inspeções de embarcações e testes do etilômetro nos condutores.
De acordo com o capitão-de-fragata da Capitania, comandante Valdinei Ciola, a infração mais observada é a condução de barcos sem habilitação. “É normal encontrarmos pessoas que esqueceram suas habilitações ou que não a possuem. Então, mesmo que nossa ação seja de orientar, nesses casos não mais orientamos, já notificamos e então os condutores têm que comparecer à capitania para prestar esclarecimentos”, afirmou.
Ainda na operação deste ano, foram registrados quatro acidentes, segundo o comandante Valdinei Ciola. “Nós observamos, nesses casos, que não basta cumprir as normas se o condutor não possui conscientização, não tem noção do que está fazendo. Os principais problemas náuticos têm como primeira causa a falta de atenção dos condutores”, afirmou.
Assim sendo, segundo o comandante, o maior intuito da operação deste ano está sendo de intensificar as ações de orientação, educação e inspeção com o objetivo de diminuir o número de acidentes, que ficam mais prováveis a acontecer nessa época do ano. “Nessa época há um maior fluxo de pessoas, de turistas e consequentemente de embarcações.
Então nós tentamos orientar e intensificar essas ações tendo como objetivo principal a prevenção de acidentes”, acrescentou Ciola.
Para realizar as inspeções, são observados os pontos mais críticos da faixa litorânea do Estado a partir de estatísticas. “Nós observamos estatísticas de acordo com o risco dos locais e a concentração de banhistas e embarcações, para, então, delinear um efetivo para cobrir todas as praias”, disse Ciola.
De acordo com o comandante, o litoral da Paraíba possui quatro pontos principais que são focos das ações durante a “Operação Verão”. “Nós focamos nossas ações em Areia Vermelha, Prainha e Picãozinho, além do Jacaré. Esses pontos possuem momentos específicos da maré e são locais que possuem quase que uma previsibilidade de movimento das embarcações”, afirmou.
Para realizar a operação, um efetivo de 80 militares e seis embarcações é disponibilizado. “Claro que não podemos ser onipresentes e cobrir toda a faixa litorânea, mas nós temos todo um planejamento para, com a maior eficiência possível, estar nos pontos mais críticos do Estado. Então esse número atende às expectativas da Marinha”, afirmou Ciola.
Para reforçar a prevenção de acidentes, o comandante ainda revelou que até o final da operação deste ano pretende realizar uma ampla operação para fazer testes do bafômetro nos condutores. “Pretendemos fazer uma operação surpresa em parceria com a Polícia Militar e o próprio Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para evitar ainda mais a ocorrência de acidentes”, finalizou. A operação começou no dia 16 de novembro do ano passado.
Algumas orientações para quem vai conduzir embarcações :
• Somente conduza se for habilitado
• Não empreste sua embarcação a quem não seja habilitado, mesmo que o proprietário esteja
• Se beber, não conduza
• Evite manobras não permitidas nem altas velocidades nas áreas para banhistas (até 200 metros da praia)
• Faça a manutenção preventiva da sua embarcação
• Sempre tenha material de segurança
Comentários