VIDA URBANA
Órgão impede a venda de 16t de feijão e 31t de arroz em JP
Embalagem informava que feijão era de um tipo diferente. Arroz ainda deve passar por perícia.
Publicado em 08/05/2012 às 17:46
A Superintendência Federal de Agricultura na Paraíba (SFA-PB) suspendeu a venda de 16t de feijão e bloqueou a comercialização de 31t de arroz que seriam repassados ao consumidor em um supermercado de João Pessoa. A ação foi feita pelos fiscais federais agropecuários do Serviço de Inspeção e Sanidade Vegetal do órgão na última sexta-feira (4).
O laboratório da SFA-PB constatou que o feijão era do Tipo 2, mas que na embalagem era informado que ele era do Tipo 1. Depois que o supermercado e o produtor foram notificados, a empresa embaladora questionou o resultado da análise, mas uma segunda perícia confirmou a constatação inicial. A empresa recebeu um auto de infração e foi penalizada com uma multa. Todas as embalagens de feijão foram violadas para impedir a comercialização.
Também foi identificada uma possível irregularidade em 31t de arroz e bloqueou a comercialização do produto. Uma amostra do arroz foi coletada para análise e o supermercado está impedido de vender o produto até que seja concluído o diagnóstico.
De acordo com o fiscal Raimundo Luiz, esse trabalho é feito para evitar que o consumidor seja lesado ao comprar um produto por acreditar nas especificações que estão na embalagem e levar outro. “Nosso trabalho não é destinado a prejudicar a empresa produtora, embalador e comerciantes, mas é em favor do consumidor”, garantiu.
Comentários