VIDA URBANA
Órgãos de trânsito intensificarão ações de segurança durante o veraneio
Reunião realizada na manhã de hoje, alertou para a necessidade do seguimento da legislação de trânsito durante o período.
Publicado em 03/12/2015 às 12:36
Uso do cinto de segurança, não associação de álcool e direção, não transportar turistas na caçamba de carretas e bugres, além do respeito às demais normas de trânsito foram algumas das orientações repassadas na manhã de hoje a motoristas de transportes de turistas na Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Apesar de obrigatório, o descumprimento dessas regras é frequente e implica, segundo representantes de órgãos de trânsito, em um aumento de até 100% no número de acidentes de trânsito no período de veraneio, que vai até meados de fevereiro.
Estiveram presentes na reunião representantes de empresas de bugre, taxistas, de locadoras de automóveis e imóveis, além de outros profissionais do setor turístico. Conforme o presidente da Associação dos Taxistas da Paraíba, Flaviano Oliveira, a atenção quanto à segurança dos clientes sempre é algo constante. “Estamos sempre atentos, principalmente nesse período, em que há um incremento na nossa clientela. Precisamos prestar um bom serviço até porque assim o turista vai querer voltar e será bom para nós”, afirmou.
O chefe da divisão de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e coordenador estadual da operação Lei Seca, Ricácio Cruz, revelou que mais de 40 mil testes do etilômetro já foram realizados esse ano e que, com o início da alta estação, a tendência é de aumentar esse número. “Estamos atentos. Temos três equipes, formadas por 45 agentes de trânsito e oito policiais militares, que percorrem rotineiramente todo o Estado realizando essas operações. Agora no verão, evidentemente, concentraremos atividades na nossa área litorânea, com foco no cumprimento da legislação de trânsito e na não associação de álcool e direção”, destacou.
Cruz elencou, ainda, as principais orientações que estão sendo passadas para esses profissionais. “Nas rodovias estaduais e perímetros urbanos a orientação é atentar para o uso dos equipamentos de segurança, que estão passíveis de notificações. Enquanto Lei Seca, há rigorosidade nas ações, e estamos sempre orientando que esses condutores usem os veículos munidos de documentos e conscientizados na condução do veículo, além de elencarem sempre um motorista da rodada, evitando sempre a associação álcool + direção”, finalizou.
Incentivo ao turismo
Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a atenção com a segurança no trânsito também é uma forma de incentivar o turismo no Estado. “Isso reflete no turista. O uso do cinto, o respeito à Lei Seca, à faixa de pedestre. São coisas simples, que todos sabem, mas que muitas vezes não cumprem. Eles estão com o turista 24h, então precisam oferecer a maior segurança possível. Não queremos atrapalhar a atividade, mas sim garantir um verão seguro para os paraibanos”, completou.
Comentários