VIDA URBANA
Órgãos monitoram barragem do Sertão da PB que pode romper por causa do volume de água
Um possível alagamento pode deixar população das cidades de Imaculada e Olho D'Água desabrigadas.
Publicado em 28/04/2020 às 16:30 | Atualizado em 29/04/2020 às 8:08
A população da cidade de Imaculada, no Sertão da Paraíba, está em estado de alerta por causa da situação da barragem Pedra Lisa. As fortes chuvas fizeram com que o manancial ultrapassasse a capacidade máxima de armazenamento de água e parte da parede de contenção não suportou. Equipes da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão no local desde a segunda-feira (27), adotando medidas que possam colocar os habitantes em segurança.
O perigo aumenta, pois em caso de rompimento, a água aumentará o volume de outros mananciais da região e atingirá a cidade de Olho D’Água.
O sistema de monitoramento da Aesa, até às 15h30 desta terça-feira (28), apresentava dados referentes a última sexta (24), quando o manancial sinalizava 6.068.069 m³, o que corresponde a 123% da capacidade total, que é de 4.929.420 m³.
De acordo com informações do repórter Marques de Souza, da TV Paraíba, a Defesa Civil informou que as cidades não serão evacuadas. O plano dos órgãos de segurança é deslocar pessoas que moram nas partes baixas das cidades e nas proximidades dos rios que cortam as cidades.
O comandante do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar, coronel Saulo Laurentino, afirmou que bombeiros das cidades de Patos, Sousa, Pombal e Itaporanga estão trabalhando na contenção da barragem, desde a noite da segunda-feira (27). Os militares estão contando com o auxílio de drones, que estão sendo responsáveis pela captura de imagens aéreas, para possibilitar a realização de uma avaliação do local.
Comentários