icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Orientações para não ganhar peso no início de 2012

Nutricionistas alertam para os excessos nas festas de final de ano.

Publicado em 01/01/2012 às 13:17

Todas as pessoas que ingerem um pouco mais de bebida alcoólica no dia anterior, acordam de ressaca. Casos semelhantes vão acontecer com alguns que exageraram nas comemorações do Réveillon. Um dos principais sintomas do excesso desses líquidos é a dor de cabeça. Para curar a ressaca, especialista dá algumas dicas.

A nutricionista Marina Bertato comentou que a ressaca surge após o uso abusivo de bebida alcoólica, comuns nas festas de final de ano. Os principais sintomas são indisposição, dores de cabeça, enjoo, náuseas, tontura, irritabilidade, fraqueza, sensação de “fragilidade” ou dor no estômago.

Segundo a especialista, os efeitos do álcool no corpo variam de acordo com o sexo, o peso e a idade do indivíduo. “Geralmente, homens toleram maiores quantidades de bebida alcoólica comparadas às mulheres. Se o homem possuir maior massa corpórea, a resistência ao álcool é ainda maior, por isso exageram na quantidade ingerida e o corpo é agredido mais intensamente pelo efeito tóxico do álcool”, destacou.

Os resultados para o excesso de bebidas podem ser ainda mais graves para a saúde se o indivíduo apresentar doenças pessoais como diabetes mellitus e hipertensão conforme ressaltou Marina Bertato. Ela orientou que aqueles que exageraram na alimentação é preciso “retomar a dieta alimentar habitual o mais rápido possível, para que esse exagero alimentar não se torne facilmente um hábito incorporado ao dia a dia e leve ao ganho de peso”.

Acrescentou que “ninguém quer começar o ano com alguns quilos ganhos, por isso, para ‘compensar’ esses excessos alimentares, pratique uma leve a moderada restrição alimentar nas duas semanas do ano novo”. A indicação da nutricionista é que a dieta deve conter no mínimo três frutas em pedaços por dia, além de ingestão de sucos naturais de frutas, dando prioridade às diuréticas, antioxidantes e desintoxicantes como o abacaxi, melão, melancia, uva e laranja.

Segundo a especialista, uma boa sugestão são também mix de sucos, onde há combinação de várias frutas permitindo obter mais vitaminas e minerais das frutas. “Alguns exemplos interessantes é utilizar o suco de laranja ou água de coco como base principal e misturá-los a maçã, cenoura, beterraba, couve, mamão, etc”, disse. (Especial para o JP)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp