VIDA URBANA
Pacientes com suspeitas de Covid-19 passam a ser atendidos no Hospital Pedro I
O atendimento especializado foi iniciado nesta segunda-feira.
Publicado em 17/08/2020 às 8:49 | Atualizado em 17/08/2020 às 12:34
O Hospital Municipal Pedro I, no bairro do São José, em Campina Grande, passará a ser também a "porta de entrada" do sistema de saúde municipal dedicado ao tratamento do novo coronavírus (Covid-19) na cidade, a partir desta segunda-feira (17). A nova estrutura vai funcionar com os equipamentos que estavam sendo usados na UPA Dr. Raimundo Maia, no Alto Branco, nos últimos quatro meses.
Segundo a prefeitura, as equipes de saúde da Prefeitura continuarão a atender e a prestar assistência inicial a campinenses, mas também serão aceitos pacientes oriundas de 69 municípios referenciados por Campina Grande.
A estrutura foi montada nesta domingo (16) e contou com o acompanhamento in loco do prefeito prefeito Romero Rodrigues. Na parte externa do Pedro I, segundo ele, há condições para abrigar, dar conforto e segurança a quem necessita de atendimento.
Protocolo
Após o processo de triagem e de consulta, o paciente já se submete ao tratamento pelo coquetel à base de Hidroxicloroquina e outros medicamentos para se tratar em cada, sob isolamento e monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde. A depender do grau de manifestação da doença, poderá ser internado no próprio Pedro I ou será encaminhado para o hospital municipal, onde será submetido a todo o tratamento de saúde.
Essa mudança no fluxo de atendimento só está sendo possível graças à diminuição no número de pacientes internados no Pedro I. Segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado neste domingo, Campina Grande tem 11.759 casos confirmados de Covid-19, o segundo maior volume do estado.
Com o serviço de atendimento inicial no Pedro I, que vai passar a fazer toda essa triagem, a UPA voltará a realizar os atendimentos rotineiros de clínica médica geral, pediatria, oftalmologia, ortopedia e outras especialidades.
Comentários