icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pacientes de Manaus com Covid-19 serão transferidos até este sábado para a Paraíba

Pelo menos 15 leitos no Hospital Universitário da UFPB foram disponibilizado para os amazonenses.

Publicado em 15/01/2021 às 7:56 | Atualizado em 15/01/2021 às 12:35


                                        
                                            Pacientes de Manaus com Covid-19 serão transferidos até este sábado para a Paraíba
Foto: Divulgação/Rede Ebserh

O estado da Paraíba vai receber 15 pacientes transferidos de Manaus, capital do Amazonas, para tratamento da Covid-19. Eles serão transferidos para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, de João Pessoa, que foram reservados para esse fim. Os pacientes amazonenses devem chegar ao estado no fim de semana, conforme antecipou o secretário de estado da Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista à TV Paraíba.

Segundo Geraldo Medeiros, eles devem ser transportados em ambulâncias especiais cedidas pelo governo do aeroporto Castro Pinto ao HU. "Já está indo para Teresina e São Luiz um contingente de amazonenses que precisam de oxigênio e hoje ou amanhã o envio desses pacientes que chegarão ao Aeroporto Castro Pinto com o Hércules da FAB. Havia um problema que cada paciente consome de três cilindros na viagem, mas foi resolvido e a Paraíba deve receber hoje ou amanhã estes pacientes", completou.

A informação da transferência dos pacientes já havia sido antecipada pelo secretário de Saúde Geraldo Medeiros. E, por volta das 19h45 foi confirmada pelo HU, por meio de nota.

Mais cedo, tanto a superintendência da unidade como o secretário tinham confirmado que houve contato para a sondagem da disponibilidade de vagas. “Desde quarta-feira à noite, estou sendo contatado pelo Ministério da Saúde, Ministério da Defesa e pela presidência da Ebserh, para verificar a possibilidade de o Hospital Universitário Lauro Wanderley se incorporar a uma ação humanitária nacional, dada a situação crítica no Estado do Amazonas”, afirmou o médico Marcelo Paulo Tissiani, superintendente do HULW.

O secretário Geraldo Medeiros disse que a disponibilização de leitos não compromete a capacidade de atendimento para pessoas que residem no estado. De acordo com ele, a unidade de saúde é referência pediátrica para o tratamento da doença, que demanda uma menor quantidade de vagas.

A prefeitura de João Pessoa também disponibilizou 10 leitos de UTI na rede municipal de Saúde de João Pessoa, para servir de retaguarda, caso os pacientes com Covid-19 sejam trazidos para a cidade.

Colapso

Pelo menos 235 pacientes do Amazonas serão levados a outros seis estados para receber atendimento médico devido ao colapso no sistema de saúde local, conforme informou o governador Wilson Lima. Os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes infectados com o novo coronavírus. Também de acordo com o governador Wilson Lima, além da Paraíba, os pacientes serão transferidos para Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília e Rio Grande do Norte.

A capital amazonense passa por um aumento dramático no número de casos, internações e mortes por Covid-19 – a média móvel de mortes cresceu 183% nos últimos 7 dias. O Governo do Amazonas afirmou que a escolha dos estados foi feita através de um estudo, para decidir quais participariam do acolhimento aos pacientes para que não sobrecarregassem a rede assistencial de outros locais.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp