VIDA URBANA
Pacientes do Trauma de JP vão ser atendidos em Hospital de Campanha
Mudança é por conta das obras de reforma para ampliar o setor de urgência e emergência da unidade hospitalar.
Publicado em 26/05/2015 às 11:02 | Atualizado em 08/02/2024 às 18:53
Os pacientes de média complexidade que chegam ou estão em observação no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, passarão a ser atendidos, a partir de amanhã, em um Hospital de Campanha (HCAMP) montado em frente à unidade de saúde, por conta das obras de reforma no Trauma para ampliar o setor de urgência e emergência. O HCAMP foi cedido pelo Exército Brasileiro, por meio de uma parceria com o governo do Estado da Paraíba, e tem a capacidade de instalação de 50 leitos para atender os pacientes. A estrutura já está montada.
Na obra de ampliação do Trauma, serão investidos mais de R$ 2 milhões e a previsão é que os serviços sejam concluídos em agosto deste ano.
Segundo o superintendente da Cruz Vermelha, Milton Pacífico, serão instalados dois módulos interligados do HCAMP, climatizados e com área de aproximadamente 100m², que servirá para auxiliar os atendimentos dos pacientes da emergência. “A parceria com o Exército é muito significativa para a população que necessita utilizar os serviços do Hospital de Trauma, pois mesmo com a instituição passando por reforma e ampliação da urgência e emergência, todos os atendimentos continuarão a ser prestados”, explicou.
“É um contrato feito por três meses, inclusive, as obras já começaram e o prazo não tem prorrogação. Até o início de agosto, as obras devem estar totalmente concluídas”, afirmou Milton Pacífico.
O diretor técnico do Trauma, Edvan Benevides, ressalta que o HCAMP vai oferecer a logística necessária para agilizar os atendimentos durante o período da reforma. “Essa parceria foi crucial para darmos andamento nas obras estruturais”, frisou.
Em tempos de paz, os militares do Hospital de Campanha trabalham na assistência médico–hospitalar, no adestramento do apoio logístico às operações e no gerenciamento eficiente e eficaz dos processos administrativos. Na vigência dos conflitos bélicos ou situação de emergência e/ou catástrofes, atuam, em qualquer situação, realizando as tarefas de primeiros socorros, triagem, tratamento de doentes e feridos, e evacuação para o escalão superior, contribuindo para o êxito das operações militares.
No caso do Trauma, a equipe de saúde que realizará os atendimentos à população será da própria unidade hospitalar, tendo o Exército apenas cedido e instalado o equipamento em frente ao hospital.
OBRA
A intervenção no Hospital de Trauma de João Pessoa promoverá 1.466m² de áreas ampliadas que vão garantir que os pacientes e colaboradores passem a contar com ambientes ainda mais confortáveis, humanos e seguros. Os trabalhos vão ampliar o Setor de Urgência e Emergência (Laranja, Amarela, Unidade de Pacientes Graves – UPG, Verde e Observação Pediátrica), aumentando a capacidade atual. Além da construção do acolhimento familiar, reforma da Central de Material e Esterilização (CME), adequação e criação de mais postos de enfermagem, do setor de Nutrição e espaços de convivências.
Comentários