icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pacientes e funcionários denunciam irregularidades no Trauminha

Problemas com o estado dos aparelhos foi uma das queixas. Vazamento de esgoto dentro de sala cirúrgica também foi apontado. 

Publicado em 11/06/2015 às 16:38

Funcionários e pacientes do Hospital de Ortotrauma de Mangabeira, em João Pessoa, fizeram uma série de denúncias sobre irregularidades na unidade. Demora no atendimento, falta de assistência hospitalar, problema com comida, equipamentos com defeito e limpeza precária, incluindo vazamento de esgoto dentro de uma sala, foram algumas das queixas.

Em entrevista à TV Cabo Branco, uma funcionária, que preferiu não se identificar, declarou que o vazamento aconteceu dentro de uma sala de cirurgia, durante um procedimento, e que a situação é frequente. A mesma funcionária relatou problemas com as refeições servidas no hospital, sublinhando que já foram encontrados pedaços de aço, vidro, plástico e grampos na comida.

Uma gravação feita por outros funcionários mostra ainda três respiradores que ajudam na broncoaspiração de pacientes parando de funcionar ao mesmo tempo durante uma cirurgia. Além disso, fotografias também tiradas pelos funcionários expõem equipamentos remendados com fitas adesivas e a farmácia, dentro do centro cirúrgico, suja de formol.

A demora no atendimento no hospital também foi um dos pontos denunciados, dessa vez pelos acompanhante dos pacientes. “Meu sobrinho faz 15 dias que está aqui no 'Trauminha' [como a unidade é conhecida] com uma fratura na patela direita. Desde o dia que ele chegou que ele está aí em cima de uma maca, só não é a mesma maca porque a gente trocou”, denunciou Antônia Patrício da Silva.

A funcionária que denunciou as irregularidades lamenta a situação. “A gente tem que se virar em mil, vendo gente gemer de dor, gritar nos corredores, em macas. senhores de idade, perto do banheiro. Para quem é ser humano de verdade e olhar uma coisa dessas não consegue ficar em paz. Então muita gente queria estar aqui no meu lugar falando, mas por medo, não conseguem”.

O que diz a diretoria do hospital
“Queremos esclarecer que esta denúncia só tem a entristecer a saúde do Estado da Paraíba e principalmente do município de João Pessoa", disse a diretora do Ortotrauma de João Pessoa, Fabiana Fernandes.

"Qualquer pessoa que tem uma experiência no que se refere a atendimento e assistência à saúde saberia que aquele espaço que faz a limpeza dos aparelhos não é um esgoto, como foi dito, e sim se chama expurgo, e a equipe de higienização do hospital estava fazendo suas responsabilidades pertinentes que inclui fazer a limpeza do ambiente”, completou, sobre o esgoto vazando.

Ainda segundo Fabiana, a filmagem foi feita no momento da limpeza e a pessoa que filmou não deixou claro nas imagens. “Infelizmente uma pessoa de má fé fez registros de mídias que fossem convenientes a entristecer o serviço do nosso hospital", explicou.

Sobre as outras denúncias, a diretora explicou que a unidade vai investigar as informações e que existe uma equipe disponível para receber as reclamações. “Estamos abertos a cada vez mais entrar em um processo de cooperação, de escutar, e de tentar resolver todas as demandas necessárias. Com certeza nós vamos apurar as denúncias e estamos dispostos a escutar e resolver todas as necessidades da instituição”, concluiu.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp