VIDA URBANA
Pais enfrentam resistência para matricular filhos com deficiência
Resistência de escolas regulares em matricular estudantes com algum tipo de deficiência é o primeiro desafio a ser enfrentado pelos pais.
Publicado em 17/06/2012 às 8:00
A resistência de escolas regulares em matricular estudantes com algum tipo de deficiência é o primeiro desafio a ser enfrentado pelos pais. "Tudo é muito sutil. São poucas as escolas que se dispõem efetivamente (a receber o aluno) sem restrições", afirma Jadilza Araújo, mãe de Paloma, que tem síndrome de Down.
A adolescente sempre estudou no ensino privado, que atende apenas 7,4% dos 33,1 mil alunos da educação especial em turmas comuns do ensino médio em todo o país.
Para os pais da menina, a educação inclusiva é uma forma de estimular a autonomia e independência da filha. Paloma tem a companhia de uma estudante de pedagogia durante as aulas e recebe atendimento psicopedagógico de uma equipe da escola.
O currículo também foi adaptado às necessidades dela.
"Não existe um manual de instrução. Você aprende trocando o pneu com o carro andando", afirma Débora Cruz sobre a metodologia de ensino para alunos com alguma deficiência intelectual.
Quando a sua filha chegou à quarta série (ou 5º ano) do ensino fundamental, os professores avisaram que aquele era o limite da menina. "Fizeram uma festa de formatura. Ela ficou na quarta série e todos os outros foram para a quinta", lembra a mãe.
Aos 22 anos, sua filha, Márcia, foi diagnosticada com uma deficiência mental leve, cursa o último ano do ensino médio.
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