VIDA URBANA
Papa Bento XVI nomeia o bispo da Diocese de Patos
Padre Eraldo Bispo da Silva, foi nomeado novo Bispo de Patos; cargo se encontrava vago desde a transferência de dom Manoel dos Reis.
Publicado em 08/11/2012 às 6:00
Durante celebração na Catedral de Nossa Senhora da Guia, na manhã de ontem, o administrador diocesano padre José Ronaldo Marques fez o anúncio da nomeação, pelo Papa Bento XVI, do novo bispo de Patos, o escolhido foi o padre Eraldo Bispo da Silva, 46 anos, natural de Monteiro, Vigário Geral de Barreiras – BA.
O cargo se encontrava vago desde a transferência de dom Manoel dos Reis de Farias para a cidade de Petrolina – PE, em outubro de 2011.
O novo bispo foi ordenado padre em 1993, exerceu inúmeras atividades na Diocese de Barreiras, tendo sido vigário da paróquia de Santa Rita de Cássia e administrador paroquial de São Desidério. Ele também coordenou o Vicariato IV, durante 5 anos, e foi coordenador diocesano de pastoral. O padre Eraldo Bispo da Silva cursou Filosofia no Seminário de Santa Cruz de Goiânia; Metodologia da Formação Presbiteral para Formadores na UCSAL – Salvador, além de ter sido diplomado em Direito Canônico no Itepal – em Bogotá, na Colômbia.
Após a celebração do anúncio, o Padre José Ronaldo Marques disse que estará viajando em companhia do chanceler da Diocese de Patos, padre Evandro, na próxima semana, para o primeiro encontro com o futuro dirigente diocesano, oportunidade em que será definida a data da sua posse, o que, segundo ele, só deverá acontecer no mês de fevereiro de 2013. A Sagração Episcopal, no entanto, tem data prevista para 27 de dezembro de 2012, na diocese de Barreiras – BA.
A Diocese de Patos foi criada em 17 de janeiro de 1959, por ato do Papa João XXIII e teve sua instalação com a posse do primeiro bispo, dom Expedito Eduardo de Oliveira, em 12 de julho do mesmo ano. O seu bispado terminou em 8 de maio de 1983, quando veio a falecer. O segundo bispo, dom Gerardo de Andrade Ponte, assumiu em 26 de fevereiro de 1984 e foi substituído por Dom Manoel dos Reis de Farias, em 1º de dezembro de 2001.
Ao saber do novo cargo dentro da Igreja Católica, o monsenhor Eraldo Bispo da Silva enviou mensagem aos integrantes da Diocese de Patos. Ele saudou a todos e falou da responsabilidade em assumir a nova função na Diocese. "Recebi com grande emoção o chamado do Santo Padre para este ministério. Confesso que não foi algo fácil, pois tenho consciência de que se trata de uma grande responsabilidade", disse.
Ainda na saudação aos patoenses, o novo Bispo falou do desafio e do desejo de assumir logo as funções para trabalhar na Diocese.
"Quero chegar nesta terra para somar forças. Certamente estarei colhendo copiosos frutos graças a tantos e tantas que lançaram a semente do Evangelho e por isso mesmo cresce o meu compromisso de ser generoso no contínuo processo de semear para que outros experimentem a mesma graça de uma colheita abundante", afirmou.
Na parte final da carta de saudação, o monsenhor Eraldo Bispo da Silva falou da criação e manutenção de projetos desenvolvidos pela Diocese de Patos.
"Não levarei comigo projetos elaborados e prontos. Iniciarei daquilo que a comunidade diocesana construiu nos últimos anos e das intuições pastorais da Conferência de Aparecida, Diretrizes da Ação Evangelizadora da CNBB no jubileu do Concílio Vaticano II e das opções prioritárias do Regional Nordeste II. Estaremos sempre atentos a acolher aquilo que o Espírito diz à sua Igreja. E, ao apresentar algo, desejo que seja fruto da minha inserção e da minha atitude de acolhimento ao que o Espírito diz a esta Igreja. Agradeço a Deus pelo amor com que me conduz. Agradeço ao Santo Padre na pessoa do querido Dom Giovanni d’Aniello – Núncio Apostólico – pela confiança e a todos os irmãos e irmãs pela fraterna amizade e pelo carinho que recebo com o coração em festa", completou.(Com informações de Damião Lucena)
Comentários