icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraíba deve ganhar seis campi do IFPB e prazo de entrega é até 2013

Novos centros fazem parte do pacote de expansão da rede federal de educação superior, profissional e tecnológica que deve ser anunciado nesta terça-feira (16) pela presidente Dilma Rousseff.

Publicado em 16/08/2011 às 10:21

Luzia Santos
Do Jornal da Paraíba

A Paraíba deve ganhar seis novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). Os novos centros fazem parte do pacote de expansão da rede federal de educação superior, profissional e tecnológica que deve ser anunciado nesta terça-feira (16) pela presidente Dilma Rousseff.

O evento oficial acontece no Palácio do Planalto em Brasília. A expectativa é que, para implantação das novas unidades de ensino, os investimentos fiquem em torno de R$ 90 milhões. Os recursos devem ser aplicados até 2013, prazo previsto para entrega das obras.

As novas unidades do IFPB devem ser criadas em Guarabira, Itaporanga, Santa Rita, Itabaiana, Esperança e Catolé do Rocha. “Com essas novas unidades vamos atingir todas as 12 regiões geoadministrativas do Estado”, afirmou o reitor em exercício do Instituto Federal de Educação da Paraíba, unidade de João Pessoa, Paulo de Tarso.

As novas unidades de ensino devem oferecer vagas tanto para cursos técnicos profissionalizantes e superiores. Metade dos cursos das novas instituições serão na área técnica, distribuída em cursos intensivistas (para quem está concluindo o ensino médio) e subsequentes (quem já concluiu o ensino médio). Os outros 50% das novas vagas serão destinadas a cursos superiores.

Segundo o reitor em exercício, além do projeto de expansão dos IFPB, o chamado expansão III, a Paraíba também deverá receber recursos para conclusão dos campi de Cabedelo, Patos e Princesa Isabel. Para a conclusão das obras já iniciadas, os recursos serão oriundos dos R$ 90 milhões, que também servirão para a construção dos outros seis campi. Atualmente, o IFPB oferece 27 cursos superiores e mais de 50 cursos técnicos. O instituto possui unidades em João Pessoa, Cajazeiras, Campina Grande, Monteiro, Picuí e Sousa, além dos três que estão em construção.

Para o reitor em exercício do IFPB, Paulo de Tarso, a expansão contempla o projeto de interiorização do ensino. “É importante levar o ensino técnico para o interior ao invés de ficar concentrado nas áreas maiores do Estado. As novas unidades vão permitir levar o ensino técnico para mais perto da população do interior”, avaliou.
Para o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor Thompson Mariz, as novas vagas do ensino técnico e superior para a Paraíba devem ser comemoradas.

“Não importa qual instituição irá sediar esses novos cursos, o que é mais relevante é que irão surgir oportunidades para os estudantes paraibanos”, observou Mariz, acrescentando que o Ministério da Educação está adotando como critério para criação de novos campi universitários as cidades sedes terem mais de 40 mil habitantes e o Estado possuir uma média de uma vaga para cada mil moradores.

Leia matéria completa na edição desta terça-feira (16) do Jornal da Paraíba

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp