icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraíba deve registrar 23 casos de câncer por dia em 2016

Projeções divulgadas pelo Inca apontam para o registro de 8.250 novos casos de câncer, este ano. Mulheres e homens apresentam números praticamente iguais.

Publicado em 05/02/2016 às 7:31

Seis meses após o falecimento do pai, que morreu vítima de um câncer no fígado, Leonardo Souza, de 35 anos, foi diagnosticado com um câncer na cabeça. A notícia veio no dia 20 de janeiro, após a realização de uma biópsia e serve para confirmar uma estatística preocupante: revelação de novos casos da doença no Estado.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), somente este ano, 8.250 novos registros de câncer serão detectados na Paraíba – uma média de 23 por dia. Somente na capital, serão 1.810 novos casos a cada ano.

Os dados foram divulgados ontem, Dia Mundial do Câncer, e fazem uma estimativa para o biênio 2016-2017. Conforme o instituto, as mulheres deverão ser as mais afetadas. Elas concentram 50,1% dos casos (4.140), enquanto os homens, 49,8% (4.110). Os números, que são bem próximos, supõem, segundo o oncologista Rogério de Assis Lira, que os homens estão se cuidando melhor, indo ao médico e realizando exames preventivos, conseguindo diagnosticar a doença precocemente.

“Essa estimativa não significa necessariamente que as mulheres terão mais câncer que os homens. Supõe que a pessoa procurou o serviço de saúde, realizou exames e conseguiu detectar a doença. E no caso das mulheres, que são mais atentas em relação à saúde, há uma tendência que o número de diagnósticos seja maior”, avaliou o médico.

Em relação ao Nordeste, a Paraíba ocupa o 4º lugar em quantidade de novos casos estimados pelo Inca, ficando atrás apenas da Bahia, Ceará e Pernambuco. O Nordeste deverá registrar, no próximo ano, 107,180 mil casos de câncer. Já em todo o Brasil, a estimativa do Inca é que sejam diagnosticados 596 mil novos casos, 20 mil casos a mais que em 2014. Entre os homens, são esperados 295,2 mil casos, e entre as mulheres, 300,8 mil.

Conforme o Inca, as estimativas permitem conhecer a provável incidência dos principais tipos de câncer num determinado território para planejar ações e programas de controle, além de auxiliar na definição de políticas públicas e alocação de recursos. O oncologista Rogério de Assis Lira, recomenda que as pessoas procurem realizar exames periódicos, pois as chances de cura para um paciente diagnosticado precocemente são bem maiores. “O ideal é que estejamos atentos o mais cedo possível. Temos que frisar que o avanço tecnológico tem ajudado na melhora do quadro de saúde dos pacientes".

Acerca do tratamento para o câncer, o médico explicou que há disponíveis a radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e a cirurgia, mas que a indicação de cada tratamento varia de acordo com a idade do paciente e o estágio da doença.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp