icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraíba deve ter inverno intenso com chuvas 30% acima da média

Estação tem início nesta terça-feira (21). Previsões apontam que chuvas no Estado podem ficar acima da média normal, diferente de 2010 quando índice foi menor do que o esperado.

Publicado em 19/06/2011 às 17:30

Jhonathan Oliveira

Nesta terça-feira (21) tem início oficialmente o inverno, a estação mais chuvosa do ano. As previsões meteorológicas dão conta que as chuvas na Paraíba devem ficar 30% acima da média normal para o período. O que significa que os paraibanos terão um inverno mais intenso do que o de 2010, quando o índice pluviométrico registrado foi baixo. As informações são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

De acordo com o setor de meteorologia da Aesa, quase todas as regiões da Paraíba terão chuvas durante o inverno. Mas, elas devem acontecer com mais frequência nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral, sendo que a intensidade deve ser maior nesta última. “É normal que hajam chuvas intensas principalmente sobre a região litorânea”, disse o meteorologista Alexandre Magno.

O meteorologista explicou que já no início da estação, a região do Litoral deve enfrentar chuvas mais fortes que as de 2010. “Os índices devem ficar dentro ou acima da média histórica para o período no mês de julho. A média é de 250 milímetros e pode chover algo em torno de 300 milímetros, o que representa cerca de 30% a mais”, afirmou. Alexandre reforçou que em 2010 os índices do inverno ficaram abaixo do esperado.

Defesa Civil de prontidão

Com a chegada das chuvas de inverno normalmente aumentam algumas ocorrências nas chamadas áreas de risco, as principais são alagamentos e deslizamentos. O coordenador da Defesa Civil estadual, o tenente coronel Walber Rufino Tavares, afirmou que o órgão vai dar sequência a um plano de prevenção que vem sendo aplicado desde o mês de abril.

“Vamos continuar com o trabalho que já estamos realizando, visitando as áreas de risco e tentando evitar ao máximo que aconteçam grandes problemas”, disse. Segundo Rufino, nos primeiros meses de 2011 a Defesa Civil já conseguiu reduzir em 80% o número de incidentes ocorridos em função das chuvas, isso tomando como parâmetro o ano passado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp