VIDA URBANA
Paraíba discute Plano Nacional de Segurança Hídrica nesta terça
Estado será o primeiro do país a discutir o plano. Encontro pretende elaborar ações que beneficiem todas as regiões paraibanas.
Publicado em 01/12/2014 às 13:46
A Paraíba será o primeiro Estado do país a promover reuniões técnicas sobre o Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNHS). O evento acontece nesta terça-feira (2), a partir das 9h, no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paráiba (Cinep), no bairro de Jaguaribe.
A reunião, coordenada pelo Ministério da Integração Nacional e pela Agência Nacional das Águas, contará com a participação de representantes de órgãos estaduais ligados ao planejamento e gestão de recursos hídricos e dos Ministérios Públicos Federal e Estadual.
De acordo com o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, o encontro pretende elaborar ações que contemplem todas as regiões do Estado. Além disso, devem ser discutidas intervenções a nível nacional, como a construção de barragens, sistemas adutores, canais e eixos de integração, e metas de redução de riscos associados a secas e chuvas até o ano de 2035.
Na Paraíba, a maior obra em execução atualmente é o Canal Acauã-Araçagi (Vertentes Litorâneas), que tem 112 km de extensão e deve abastecer 600 mil paraibanos de 38 cidades. Com investimentos na ordem de R$ 1 bilhão, o sistema receberá as águas da transposição do São Francisco a partir da barragem Acauã, localizada no município de Itatuba.
Comentários