VIDA URBANA
Paraíba é sexto estado com menos cadastros no sistema de alertas de desastres
Estado tem quase 18 mil telefones cadastros para receber SMS; veja como funciona.
Publicado em 24/04/2019 às 7:00 | Atualizado em 24/04/2019 às 17:17
A Paraíba é o sexto estado com menor número de cadastros no sistema de alertas da Defesa Civil nacional para possíveis desastres naturais. Segundo levantamento divulgado pelo Governo Federal nesta terça-feira (22), o estado tem 17.987 telefones cadastros no sistema para receber mensagens via SMS com os alertas. O volume representa menos de 0,30% dos 6,1 milhões de cadastros em todo o país.
O serviço, gratuito, informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população. O serviço é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Sempre que são identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais, uma mensagem de SMS é enviada aos números cadastrados. Os alertas são gerados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do MDR, resultado de um trabalho em conjunto com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios. Desde o lançamento do serviço, em fevereiro de 2017, cerca de 11 mil alertas já foram encaminhados a todas as regiões do Brasil.
Como utilizar
Qualquer cidadão pode receber informações sobre localidades em todo o Brasil. Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: "Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199". É permitido cadastrar mais de um CEP. E se o usuário quiser saber quais CEPs estão cadastrados naquele celular, basta enviar a palavra CONSULTA para o mesmo número.
Nova ferramenta
A importância dos alertas também levou a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a buscar outras formas para fazer com que as mensagens cheguem à população. Está em testes o envio desse conteúdo via TV por Assinatura e sem a necessidade da realização de cadastro.
A expectativa é que a novidade seja implementada ainda neste semestre. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, destaca que as iniciativas podem ajudar a poupar vidas e a diminuir os impactos dos desastres. "A tecnologia nos possibilita o envio de alertas e, a partir deles, os brasileiros podem ser informados e se prevenirem com antecedência", explicou.
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