icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraíba já registrou mais de 28 mil casos suspeitos de dengue neste ano

Número representa crescimento de 212,8% em relação ao mesmo período de 2015, quando 9.015 casos foram notificados.

Publicado em 19/05/2016 às 18:25

A Paraíba registrou 28.203 casos prováveis de dengue entre 1º de janeiro e 7 de maio de 2016, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (19) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O número representa um crescimento de 212,84% em relação a 2015, quando foram registrados 9.015 casos suspeitos da doença.

Foram registrados 26 óbitos suspeitos de dengue, sendo três confirmados, sete descartados e 16 seguem em investigação.

No mesmo período, foram notificados 4.111 casos suspeitos de chikungunya. Sete óbitos suspeitos da doença foram registrados, sendo dois confirmados e os demais em investigação. Os municípios que apresentaram as notificações foram Monteiro (1), Aroeiras (1), João Pessoa (2), São José do Umbuzeiro (1), Soledade (1) e Santa Cecília (1).

Quatro casos de Guillaon Barré foram confirmados no Estado, diz SES
Com relação ao zika vírus, de 1º de janeiro a 25 de maio de 2016, foram registrados 2.479 casos notificados como suspeitos. Existem atualmente na Paraíba três Unidades Sentinelas do zika vírus implantadas (Bayeux, Campina Grande e Monteiro).

Trinta e cinco casos suspeitos da síndrome de Guillain- Barré, que pode ser causado pelo zika vírus, foram informados por serviços hospitalares do Estado de julho de 2015 até o momento. Dezesseis deles foram descartados, 4 confirmados e 15 em investigação por suspeita de ter correlação com chikungunya, zika vírus ou dengue.

Mais de 70% dos municípios paraibanos estão em situação de alerta ou risco
Em relação ao índice de infestação do Aedes aegypti (LIRAa) , 194 municípios do Estado informaram à SES os dados de prevalência do mosquito. Destes, 29 (13%) foram classificados como satisfatórios, 91 (41%) em alerta, 74 (33%) como em risco e 29 municípios (13%) não informaram seus resultados.

O Boletim Epidemiológico ressalta que os municípios de Fagundes, Olivedos, Sousa, Riacho dos Cavalos, Lagoa Seca, Juazeirinho, Cajazeiras, Uiraúna, Pocinhos, Solânea, Nova Floresta, Nazarezinho, Alagoa Grande, Pedra Lavada e Santa Terezinha tiveram aumentos consideráveis nos Índices de Manifestação pelo Aedes aegypti em comparação ao LIRAa de março de 2015.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp