VIDA URBANA
Paraíba notifica primeiro caso suspeito de coronavírus
Paciente de 59 anos está internado no Hospital Clementino Fraga.
Publicado em 26/02/2020 às 11:24 | Atualizado em 26/02/2020 às 18:45
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) informou que foi notificado nesta terça-feira (25) o primeiro caso suspeito para o novo coronavírus na Paraíba. O paciente, um homem de 59 anos, está internado no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26).
Segundo informações da SES, ele esteve em viagem à Itália entre os dias 14 e 23 de fevereiro, chegando ao Brasil na segunda-feira (24), em voo internacional com destino a Recife. Ainda durante a viagem, o homem, que reside em João Pessoa, apresentou sintomas como tosse, febre e coriza. O homem buscou o atendimento médico por conta própria, acompanhado por familiares, foi realizado atendimento assistencial e coleta para exame. Também foi realizada notificação para o Ministério da Saúde para definição de caso, que só o incluiu como suspeito nesta quarta-feira.
O paciente segue internado no Hospital Clementino Fraga, uma das unidades de referência para atendimento de casos suspeitos de coranavírus e sendo tratado para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como determina o protocolo do Ministério da Saúde, enquanto aguarda confirmação ou descarte de caso. Segundo o secretário de saúde, Geraldo Medeiros, "As amostras foram enviadas para o Lacen e o resultado deve sair em 48 horas para sabermos se é uma gripe comum ou o coronavírus", explicou.
Em paralelo ao acolhimento do paciente no Clementino Fraga, a SES-PB juntamente com a Vigilância municipal, já deu início às primeiras medidas de vigilância, conforme estabelecido previamente no Fluxo Estadual para Caso Suspeito.
O primeiro caso para coronavírus no Brasil foi confirmado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (26). O paciente é também um homem, que veio da Itália.
Plano estadual
A SES reforça que a Paraíba possui um plano estadual para notificação e assistência para o novo Coronavírus, elaborado desde o fim de janeiro e amplamente divulgado entre profissionais de saúde da rede pública e privada de todo o estado.
Além do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, o Hospital Universitário Lauro Wanderley também é unidade de atendimento para casos suspeitos para o novo Coronavírus na Paraíba, sendo este último para pacientes da pediatria.
Comentários