icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraíba perde 7,2 mil postos de trabalho no primeiro trimestre

Fatores relacionados à queda de produção da cana-de-açúcar, que resultaram em mais desligamentos, pesaram na baixa de 7,2 mil postos formais no acumulado do primeiro trimestre na Paraíba.

Publicado em 20/04/2011 às 10:02

Jean Gregório
Do Jornal da Paraíba

Fatores relacionados à queda de produção da cana-de-açúcar, que resultaram em mais desligamentos, pesaram na baixa de 7,2 mil postos formais no acumulado do primeiro trimestre na Paraíba. O número representa alta de 79,81% sobre o mesmo período do ano passado (-4.017 mil). De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a março foram criados 33,2 mil vagas no Estado contra 40,4 mil desligamentos.

No mês de março, o saldo foi novamente negativo (-3,1 mil), ocasionado pela redução dos postos na agroindústria da cana-de-açúcar. No último mês, o comércio registou o primeiro saldo negativo (-152).

No cenário regional, sete dos nove estados do Nordeste registraram queda no emprego formal. A Paraíba apresentou o terceiro maior saldo negativo, enquanto os estados de Alagoas (-13,2 mil) e Pernambuco (-8,3 mil) lideraram a baixa no trimestre. No Nordeste, apenas Ceará (5,4 mil) e Sergipe (3,3 mil) terminaram o período em alta.

No primeiro trimestre, os dois setores que mais contribuíram com a perda de postos foram a indústria de transformação (-5,6 mil) e agropecuária (-4,5 mil). Mesmo com as atividades de serviços (1,6 mil), construção civil (883) e comércio (623) registrando resultados positivos, os números foram insuficientes para superar a baixa provocada pelo fim da safra da cana-de-açúcar e moagem nas usinas. Em março, a indústria de transformação (-1.939), agropecuária (-1.129) e o comércio (-152) apresentaram retração no emprego.

Em março, nem mesmo as duas principais cidades do Estado escaparam da baixa. Campina Grande (-273) e João Pessoa (-252) apresentaram saldo negativo, mas foi Santa Rita que concentrou o maior volume de desligamentos no último mês (-2,3 mil). No trimestre, Santa Rita também lidera o saldo negativo (-2,7 mil), seguido de Mamanguape (-1,231 mil).

Já a capital paraibana (1,1 mil) e Campina Grande (416) lideraram o saldo positivo. Das 14 cidades contabilizadas pelo Caged, os municípios Cabedelo (229), Guarabira (181), Cajazeiras (167) e Bayeux (107) apresentaram variação positiva, mas em menor proporção.

O economista do Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese-PB), Renato Silva, considerou a baixa no emprego “normal na Paraíba diante dos fatores sazonais e da forte expansão do emprego formal no ano passado. Como a base de empregados está mais ampla no Estado devido ao saldo recorde de 2010, a lógica no primeiro trimestre era que mais trabalhadores fossem desligados, com os ajustes que acontecem no comércio, indústria de alimentos e bebidas e da cana-de-açúcar, que alcança o seu pico de desligamentos nesse período”, explicou.

Para o economista, “historicamente, o primeiro quadrimestre é negativo, enquanto de maio a julho, os desligamentos começam a perder força. Já de agosto a novembro as admissões crescem, e sofre ajustes em dezembro”, detalhou.

No país, o saldo acumulado no trimestre chegou a 583,8 mil de vagas, mas a criação de empregos formais em março caiu 65% em relação ao mesmo mês de 2010. As regiões que mais contribuíram para o saldo positivo foram Sudeste (335,3 mil), Sul (150,4 mil), Centro-Oeste (80,1 mil) e Norte (27,4 mil). Já o Nordeste foi a única que presentou retração (-9,5 mil).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp