VIDA URBANA
Paraíba recebe 40 médicos cubanos pelo programa Mais Médicos
Trinta e oito municípios do Estado serão contemplados pelos profissionais.
Publicado em 15/12/2016 às 16:55
A Paraíba irá receber 40 profissionais para a reposição no programa Mais Médicos, que serão encaminhados para 38 municípios paraibanos. Até o fim de dezembro, 1.380 profissionais chegarão aos municípios para repor vagas do Programa em todo o país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15), em Brasília, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Trinta e oito dos 40 médicos que atuarão na Paraíba estão em deslocamento nesta quinta para os municípios onde atuarão nos próximos três anos. Os demais serão encaminhados até o dia 21 dezembro. Antes de iniciar as atividades, os médicos participam de acolhimento e regularizam a documentação em Brasília (DF). Ao todo, os profissionais de Cuba vão repor vagas em 1.040 cidades de todo o Brasil.
Os profissionais cubanos cooperados, que terminam o período de atuação neste semestre, começaram a deixar o país gradualmente, a partir de novembro, conforme cronograma estabelecido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pelo governo de Cuba. A previsão é que, aproximadamente, 5 mil profissionais cooperados encerrem as atividades nos próximos três meses. Segundo o Ministério da Saúde, a continuidade da reposição foi um compromisso assumido para atender o apelo dos gestores municipais
Edital em aberto
O Ministério da Saúde lançou em novembro um edital para substituição de médicos da cooperação com a OPAS. As inscrições serão realizadas entre 19 de dezembro e 4 de janeiro, e as vagas que não forem preenchidas por médicos brasileiros com atuação no país serão ofertadas aos brasileiros formados em qualquer país. Ao todo, são mil novas vagas em 462 municípios, sendo 838 ocupadas atualmente por profissionais cubanos e outras 166 relativas à reposições de desistentes.
Comentários