VIDA URBANA
Paraíba registra 20 casos da super bactéria KPC desde janeiro; número pode ser ainda maior
Secretária de saúde alerta para não tomar medicação sem indicação médica.
Publicado em 19/06/2018 às 16:39 | Atualizado em 20/06/2018 às 10:20
A Paraíba já registrou 20 casos da super bactéria KPC desde janeiro de 2018. Essas bactérias são conhecidas pela grande resistência a diversos tipos de antibióticos. Segundo Coordenadora do Controle de Infecção da Secretaria de Saúde da Paraíba, Ana Campale, este número ainda é impreciso, pois os hospitais do interior do estado não possuem laboratórios eficientes para identificar o tipo de infecção.
A KPC é uma das super bactérias mais conhecidas, registrada pela primeira vez nos anos 2000, no Estados Unidos. Ela deriva de uma mutação genética que resultou em uma resistência a diversos tipos de antibióticos. A contaminação não é restrita ao ambiente hospitalar. Ela pode ser encontrada no ambiente doméstico e também na rua.
Prevenção
Um das formas de se prevenir da contaminação é lavando as mãos "As mão tem que ser higienizadas antes de tocar no paciente e depois de tocar no paciente, seja com água e sabão, seja com álcool em gel", disse a coordenadora. Para fora do ambiente hospitalar, a higienização também é importante. Recomenda-se sempre que chegar em casa e antes de comer lavar as mãos.
Ainda assim, a forma mais importante de se prevenir contra o KPC e demais bactérias é evitar a auto medicação. Já que a bactéria desenvolve resistência com o uso errado de medicação.
Comentários