VIDA URBANA
Paraíba tem 117 municípios em racionamento e 40 totalmente sem água nas torneiras
Em um ano, quantidade de cidades da Paraíba em colapso total passou de 25 para 40 localidades.
Publicado em 06/02/2017 às 16:19
Joana Lira, 45 anos, gasta por mês uma média de R$ 300,00 para comprar água e poder sobreviver, já que o açude Jatobá II, que abastecia a cidade onde mora, Princesa Isabel, no Sertão paraibano, secou há quase dois anos. São 21 mil moradores que dependem da compra de água dos carros-pipa ou do fornecimento feito pela prefeitura. Princesa Isabel está na lista juntamente com mais 39 cidades que não têm água na torneiras devido a estiagem que o Estado vem enfrentando, resultando nos açudes secos.
Em um ano, a quantidade de municípios em colapso total na Paraíba aumentou 60%. No mesmo periódo do ano passado eram 25 cidades sem água nas torneiras, já neste ano são 40 localidades. As cidades em racionamento também subiraram de 102 em 2016 para 117 este ano.
No último sábado (4), oito municípios entraram na lista de cidades em racionamento.O novo plano foi adotado devido a falta chuvas na bacia hidrográfica do Coremas/Mãe D’Água, que está com apenas 4,6% da capacidade máxima. Cajazeirinhas, Pombal, Vista Serrana, Paulista, Catolé do Rocha, Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz e São Bento. Atualmente, encontravam-se em situação de alerta e passou a adotar racionamento das 5h do sábado às 5h da segunda-feira.
Boa parte das cidades que está em colapso ou racionamento encontram-se no Sertão ou Cariri do Estado. Essas regiões, juntamente com o Curimataú paraibano, fazem parte do Semiárido paraibano e a esperança é de chuvas nessas regiões, pois começou neste mês a estação chuvosa e a previsão é de precipitações satisfatórias com possibilidade de recarga nos açudes.
2015/2016
Cidades em colapso: 25/40
Cidades em alerta: 16/4
Cidades em racionamento: 102/117
FONTE: Cagepa
Comentários