VIDA URBANA
Paraíba tem 64 cidades aptas para aderir ao Mais Médicos
Conforme edital do programa, a adesão dos municípios pode ser feita até o dia 28. Já para os médicos o prazo segue até o dia 29.
Publicado em 21/01/2015 às 13:47
A Paraíba tem 64 cidades que atendem ao critério para aderir ao Programa Mais Médicos. Conforme edital do Ministério da Saúde, publicado no último dia 15, a adesão dos municípios pode ser feita até o dia 28. Já para os médicos o prazo segue até o dia 29. A gerente da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Shênia Maria, disse ainda não saber quantos profissionais serão contratados para o Estado.
“Isso depende tanto das vagas que o município tem disponível, como do número de inscrições dos profissionais médicos. Então, temos que esperar as inscrições para depois ver como fica esse panorama”, afirmou.
O foco do Ministério da Saúde, no que diz respeito aos critérios, é atender aqueles municípios que estão mais fragilizados, com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo. Além disso, a finalidade é tentar fazer com que o profissional que atua na equipe de Saúde da Família permaneça vinculado àquele território, à comunidade por mais tempo, para que assim a população esteja realmente coberta por assistência à saúde.
Para se inscrever no Programa Mais Médicos, os gestores municipais e os médicos devem ir até o site do programa, onde estão disponíveis os editais para adesão, com todos os critérios necessários.
Comentários