VIDA URBANA
Paraíba tem novo centro de tratamento
Novo serviço permitirá que casos suspeitos da doença, possam ser diagnosticados e tratados, sem que o paciente precise deixar o Estado.
Publicado em 22/09/2012 às 6:00
O Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, inaugurou ontem um novo serviço: o Centro de Referência de Imunodeficiência Primária, terceiro que passa a funcionar na região Nordeste.
Segundo a diretora da unidade hospitalar, Adriana Teixeira, o novo serviço permitirá que os casos suspeitos da doença possam ser diagnosticados e receber o tratamento adequado sem ter que deixar o Estado.
“A imunodeficiência é difícil de ser diagnosticada e exige uma série de exames específicos que até então só eram realizados em São Paulo, assim como todo acompanhamento e tratamento do paciente. Por meio de convênio com o Hospital das Clínicas, o Instituto de Ciências Biológicas e a Unifesp, os pacientes paraibanos, até então, eram encaminhados por meio do programa federal 'Tratamento Fora de Domicílio', para confirmação do diagnóstico e tratamento da doença”, explicou Adriana Teixeira.
As imunodeficiências primárias são patologias comumente genéticas e hereditárias, que fazem com que o paciente não seja capaz de desenvolver resposta imunológica adequada às infecções, não possuindo defesa efetiva contra certos grupos de bactérias, fungos ou vírus.
Comentários