VIDA URBANA
Paraíba vai ter apenas uma escola cívico-militar do MEC para 2020
Unidade receberá R$ 1 milhão e terá uso das Forças Armadas na educação.
Publicado em 27/02/2020 às 15:15 | Atualizado em 27/02/2020 às 17:30
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou nesta quarta-feira (26) a lista das escolas que aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Na Paraíba, apenas a Escola Caixa Escolar Chico Xavier, situada no bairro Jardim Oceania, foi selecionada da gestão municipal de João Pessoa para participar do novo programa do Ministério da Educação (MEC).
No primeiro edital, os estados puderam fazer solicitação para incluir escolas das redes estaduais, mas a Paraíba não solicitou adesão ao programa. Já no segundo edital, destinado aos municípios, além de João Pessoa, a prefeitura de Santa Rita também demonstrou interesse em participar.
A proposta do governo é usar as Forças Armadas em funções administrativas e na gestão nas escolas com o objetivo de melhorar os resultados das avaliações educacionais. A adesão de estados e municípios é voluntária.
Em 2020, 54 escolas de todo o país participarão do piloto do programa. Cada escola vai receber R$ 1 milhão para implementar o projeto, de acordo com o MEC. Apenas Sergipe, Espírito Santo e Piauí não aderiram ao programa e os municípios interessados não tinham contingente suficiente de militares na reserva para participar do modelo.
Segundo o Ministério da Educação, as ações das escolas cívico-militares vão se concentrar em três principais áreas:
- Educacional: atividades para fortalecer valores “humanos, éticos e morais” e incentivar a formação integral dos alunos.
- Didático-pedagógica: atividades de supervisão escolar e psicopedagogia para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
- Administrativa: ações para melhorar a infraestrutura e organização das escolas.
Comentários