VIDA URBANA
Paraibana é uma das atrações de evento da USP sobre cidadania digital
Evento é gratuito e conta com diversas atividades até o fim de novembro.
Publicado em 04/11/2020 às 15:16 | Atualizado em 04/11/2020 às 15:45
Está acontecendo, desde a terça-feira 3, o I Festival Internacional de Cidadania Digital, promovido pelo Centro de Pesquisa ATOPOS, da Universidade de São Paulo (USP), e pela Plataforma para a Cidadania Digital (CIDIG). Entre os palestrantes do evento está a paraibana Marina Magalhães, docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
>>> Confira aqui a programação completa
O festival tem como tema “Do antropoceno ao novoceno”, e deve acontecer até o próximo dia 27 de novembro. A programação do evento conta com exposição de artes, workshop de alfabetização digital e vivência de cidadania digital para crianças (Conecta KaT).
Segundo a organização, o evento deve reunir cerca de 20 professores e pesquisadores de dez países – Brasil, Itália, Portugal, Canadá, México, França, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e Moçambique. Do Brasil, pesquisadores de 10 instituições acadêmicas estão entre as atrações.
Além das atividades, o evento também contará com o lançamento de sete livros sobre comunicação e cidadania, juntamente com o Manifesto Internacional para a Cidadania Digital. Toda a programação é gratuita.
A primeira semana contará com a realização de mesas redondas e palestras. Entre as mesas redondas está “Net-ativismo e as novas formas de participação em rede”, com a professora paraibana Marina Magalhães (UFCG), Ian Dawsey (ATOPOS –ECA/USP) e Matheus Soares (ATOPOS – ECA/USP). A conversa acontece às 16h desta quarta-feira (4), por meio do canal do Centro de Pesquisa ATOPOS no YouTube e a segunda via Zoom.
Crianças com idades entre 7 e 12 anos também participarão do Festival, por meio de uma vivência de cidadania digital. Uma rede internacional que conecta crianças e adolescentes em diferentes lugares do mundo, com o intuito de instigar o protagonismo consciente infantil.
Comentários