icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Paraibano, aluno de escola pública, vence concurso internacional

Antônio, de Cuitegi, ganhou uma viagem para o Paraguai.

Publicado em 08/08/2016 às 18:22

A educação elimina barreiras e fronteiras. Esta é uma certeza na vida de Antônio Gomes da Silva Júnior, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Soares de Carvalho, em Guarabira. O jovem, que mora em Cuitegi, cidade com cerca de 7 mil habitantes, é um dos seis vencedores do “Concurso Histórico-literário Caminhos do Mercosul – 2016”. O prêmio é organizado em parceria do Ministério da Educação do Brasil (MEC) com o Setor Educacional do Mercosul (SEM). Os vencedores vão ao Paraguai, numa viagem acadêmica, recreativa e cultural, com tudo pago, no período de 16 a 23 de outubro de 2016.

Com o tema “Integração Regional: Por uma educação sem barreiras e fronteiras”, o concurso foi criado para promover a produção intelectual sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência. O prêmio foi direcionado para estudantes do ensino médio/secundário e técnico nos países do Mercosul, que tenham nascido entre os anos 1999 e 2001, que tenham um bom rendimento escolar e que tenham uma boa convivência com a diversidade.

Os participantes do concurso tiveram que produzir um trabalho intelectual que poderia ser uma monografia, um ensaio, ou um texto literário. Devendo ter entre 10 e 20 páginas sobre o tema proposto pela premiação. O paraibano Antônio Gomes foi o único vencedor do Norte-Nordeste. Além dele, ganharam o prêmio um estudante de Santa Catarina, um de Goiás, uma de Minas Gerais, um do Distrito Federal e uma de São Paulo.

Este não é a primeira vez que o estudante participa de um concurso, em 2013, como delegado do meio ambiente pela IV CNIJMA (Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio ambiente), em Brasília. Em 2015, ele representou o Estado da Paraíba como Jovem Senador (concurso promovido pelo Senado Federal), também em Brasília. Ainda em 2015, participou, juntamente com a equipe de robótica da escola onde estuda, da Olimpíada Brasileira de Robótica, conseguindo chegar à final. Além disso, participou do Torneio Juvenil de Robótica, no qual conseguiu o 1° lugar.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp